Vereador da CDU entrega petição para regresso do tuk-tuk no hospital em Matosinhos

Vereador da CDU entrega petição para regresso do tuk-tuk no hospital em Matosinhos
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

O vereador da CDU na Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, entregou esta quarta-feira à presidente uma petição com mais de 1000 assinaturas de utentes a pedir o regresso do serviço de transporte na entrada do hospital local.

Durante a sua intervenção na reunião pública do executivo municipal, o comunista, que se manifestou contra a decisão de cessação deste serviço de transporte, referiu que este era “muito importante” para a população, nomeadamente para os mais idosos.

Este serviço - um tuk-tuk elétrico com seis lugares que transportava as pessoas desde a entrada até à receção do hospital evitando, assim, a rampa íngreme que existe no local - foi interrompido em maio, depois de 10 anos em funcionamento.

O custo do 'Tuk Boleias´ era partilhado entre a Câmara de Matosinhos e o Hospital Pedro Hispano.

O veículo funcionava de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e as 18h00, de forma contínua e nos dois sentidos (ascendente e descendente).

José Pedro Rodrigues, que lembrou que em 10 anos de atividade o 'Tuk Boleias´ transportou mais de 150 mil pessoas, ressalvou que este não era apenas um serviço de mobilidade, mas um espaço de convivência humana de “enorme valor para muitos idosos vítimas de solidão e abandono”.

Na petição, a que a Lusa teve acesso, os signatários reivindicam o “rápido estabelecimento deste serviço público essencial”.

Na resposta, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, vincou que a decisão de acabar com o tuk-tuk “em momento algum” partiu da autarquia.

“A Câmara de Matosinhos está disponível para amanhã assumir o custo d tuk-tuk com o hospital”, frisou.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Lítio. Associação local acusa Estado de sustentar exploração mineira em Boticas

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou o Estado de sacrificar a comunidade e legitimar e sustentar a mina de lítio, em Boticas, com um investimento de 110 milhões de euros.