Pedro Duarte "lamenta gestão socialista incompetente da Metro do Porto"

Pedro Duarte "lamenta gestão socialista incompetente da Metro do Porto"
| Porto
Porto Canal

O candidato pela coligação “O Porto Somos Nós” (PPD/PSD.CDS-PP.IL) à Câmara do Porto, Pedro Duarte, lamentou a "gestão socialista incompetente da Metro do Porto" e propôs a constituição de uma equipa de trabalho para resolver o "impasse" do MetroBus.

Em comunicado, Pedro Duarte considera que a entrevista que o Presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, deu à Agência Lusa, “revela uma inaceitável fuga às responsabilidades”, sendo “mais uma demonstração da incompetência com que a gestão socialista da Metro do Porto lidou com os portuenses ao longo dos últimos anos”.

No que refere o Metrobus, o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares afirma que "verifica-se um absoluto impasse, não se vislumbrando qualquer solução futura".

Considerando "a mudança esperada no Conselho de Administração da Metro do Porto e no executivo camarário", o candidato propõe a constituição de uma equipa de trabalho entre a Câmara Municipal do Porto e a próxima Administração da Metro, com o objetivo de repensar todo o projeto do MetroBus.

“O estado de absoluta desorientação em que este projeto se encontra revela uma irresponsabilidade grave na gestão pública, com impactos profundos na mobilidade, no espaço público e na confiança dos cidadãos", lê-se na nota de imprensa.

Pedro Duarte afirma que o projeto do Metrobus encontra-se "num estado caótico", apontando como principais problemas a "destruição paisagística da Avenida da Boavista, traçado indefinido, segunda fase bloqueada, central de hidrogénio eclipsada, autocarros não certificados, indefinições na segregação da via da Marechal Gomes da Costa e na inversão de marcha da rotunda da Boavista".

O candidato às autárquicas propõe à próxima Administração da Metro avaliar a reversão ou alteração profunda do atual projeto MetroBus e projetar uma solução alternativa, ambientalmente sustentável como, por exemplo, um “elétrico moderno”.

Além disso, é ainda proposto a requalificação da "Avenida da Boavista com mais árvores, mais sombra e um enquadramento paisagístico que prepare a cidade para os desafios ambientais do futuro".

 

+ notícias: Porto

Idosos de Gaia voltam a ter Andante comparticipado com cartão Gaia Amiga

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que, a partir de março, as pessoas com mais de 65 anos e pensionistas poderão usufruir do cartão Gaia Amiga e ter o passe Andante totalmente ou em parte comparticipado.

Escolas médicas da Universidade do Porto lançam licenciatura em Saúde Pública

As duas escolas de saúde da Universidade do Porto (U.Porto) vão abrir em setembro, no ano letivo 2026/27, uma nova licenciatura em Ciências da Saúde Pública, que visa formar profissionais capazes de intervir em ameaças emergentes.

Porto e Galiza exigem TGV em 2032 sem interferência da ligação Lisboa-Madrid

Os presidentes da Câmara do Porto e da Junta da Galiza exigiram que a ferrovia de alta velocidade nas regiões esteja concluída em 2032, vincando que a ligação Lisboa-Madrid não pode impedir a prioridade do Eixo Atlântico.