Pedro Duarte promete mais 700 vagas em creches e reduzir IRS no Porto

Pedro Duarte promete mais 700 vagas em creches e reduzir IRS no Porto
Foto: Lusa
| Porto
Porto Canal/ Agências

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto, Pedro Duarte, prometeu, esta terça-feira, criar mais 700 vagas em creches, reduzir o IRS municipal, aumentar o número de efetivos da Polícia Municipal, entre outras medidas.

Num comunicado enviado às redações, o candidato da coligação O Porto Somos Nós diz acreditar que “nenhuma família deve passar pela angústia de não ter onde deixar os filhos quando precisa de ir trabalhar e nenhuma criança pode ficar para trás por falta de lugar na creche”.

Por isso, o social-democrata promete a criação de 700 novas vagas em creches, através da parceria com as juntas de freguesias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e com a cedência de terrenos ou espaços da autarquia.

Quanto aos impostos, Pedro Duarte promete reduzir gradualmente ao longo do seu mandato o IRS Municipal da taxa atual de 3% para 1,5%, uma proposta que acredita “devolver rendimentos aos portuenses”.

A 24 de junho, o candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL apresentou oficialmente a sua candidatura e prometeu acesso gratuito para todos os portuenses à rede de transportes da Área Metropolitana do Porto, uma medida com um preço estimado de 25 milhões que voltou esta terça-feira a reforçar como sendo “um convite a mudar hábitos e a reconquistar a cidade”.

À data, Pedro Duarte prometeu ainda a plantação de 15 mil novas árvores. Esta terça-feira, o candidato defendeu que a criação de mais espaços verdes, juntamente com a melhoria contínua dos serviços de limpeza urbana e gestão de resíduos, o investimento em mais ciclovias e em percursos pedonais seguros que podem fazer com que o município reúna “condições para apresentar a candidatura do Porto a Capital Verde Europeia 2028”.

O ex-ministro dos Assuntos Parlamentares quer ainda incorporar 100 novos agentes na Polícia Municipal, uma medida proposta por acreditar que “os portuenses têm direito a viver com tranquilidade” e que diz que será reforçada com mais iluminação pública, expansão da videovigilância e policiamento de proximidade.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (Partido Liberal Social).

António Araújo, que também se candidatou ao Porto como independente, viu na sexta-feira a sua candidatura ser rejeitada por falta de assinaturas e aguarda resposta do recurso que apresentou ao Tribunal Constitucional.

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).