Diana Ferreira (CDU) assinala maioria de mulheres nas candidaturas ao Porto

Diana Ferreira (CDU) assinala maioria de mulheres nas candidaturas ao Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A candidata da CDU à Câmara do Porto, Diana Ferreira, destacou esta quarta-feira a presença de uma maioria de mulheres nas suas candidaturas aos órgãos autárquicos da cidade, assumindo-se também como "plataforma de convergência à esquerda".

"A CDU concorre a todos os órgãos autárquicos da cidade, num total de 272 candidatos que estão apresentados, sendo que estamos a falar de uma percentagem de 55% de mulheres nestes candidatos, ou seja, 149 mulheres candidatas a todos os órgãos autárquicos", disse esta quarta-feira aos jornalistas no Palácio da Justiça do Porto, após entregar as candidaturas.

De acordo com as listas, a Diana Ferreira seguem-se os nomes da atual vereadora Joana Rodrigues, de Miguel Januário, Suzana Ralha, Ana Cabeleira, Vítor Vieira, José António Pinto, Inês Branco, Diogo Silva e Alcinda Silva.

Ladeada pelo primeiro candidato à Assembleia Municipal, Francisco Calheiros, pelo mandatário Rui Sá e Joana Rodrigues, Diana Ferreira destacou a "média de 36 anos" nos primeiros candidatos às sete juntas de freguesia, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, dos quais seis são mulheres.

Diana Ferreira promete manter "o estilo da CDU, de dedicação aos problemas da cidade, de resolução do problema dos trabalhadores e das populações, de um contacto permanente com as populações na cidade do Porto, ouvindo os seus problemas e apresentando propostas para os resolver".

"A CDU tem um projeto próprio" com "elementos fundamentais" como a "resolução de problemas da habitação, de problemas de mobilidade, mas também do direito à cidade e ao espaço público, na garantia do reforço dos direitos sociais de quem mora na cidade do Porto e de quem trabalha também na cidade do Porto, no reforço do direito à cultura, no reforço ao movimento associativo".

Quanto a eventuais coligações pós-eleitorais com a candidatura do PS, Diana Ferreira disse que a candidatura da CDU "se afasta daquele que é o projeto de Manuel Pizarro, que acaba por se assumir, também, em alguns momentos, quase como herdeiro do 'moreirismo' e de Rui Moreira".

Questionada sobre se não teme a não eleição de qualquer vereador à Câmara do Porto no espectro político à esquerda do PS, Diana Ferreira recordou que "a CDU tem representação nos órgãos autárquicos desde 1976", sendo "uma das forças políticas que o tem até hoje", a par do PSD e do PS.

"A população do Porto identifica nos eleitos da CDU, seja nos vereadores, seja nos seus eleitos municipais, pessoas que contribuíram para a resolução dos seus problemas. Estamos confiantes que temos condições para manter e reforçar a CDU na cidade do Porto. Sabemos que a CDU é a única resposta alternativa para um alargado conjunto de problemas que a cidade apresenta", refere.

Já sobre entendimentos à esquerda do PS, Diana Ferreira considera que "a plataforma de convergência à esquerda está encontrada: é a CDU e, quem quiser é naturalmente muito bem-vinda a ela", e questionada diretamente sobre se fecha portas ao BE e ao Livre, respondeu que a CDU nunca fecha "portas a diálogos".

"A questão que se coloca é que o espaço de convergência efetivamente à esquerda, com projeto político construído, apresentado e com provas dadas de décadas no poder autárquico encontra-se na CDU", vincou.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Idosos de Gaia voltam a ter Andante comparticipado com cartão Gaia Amiga

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que, a partir de março, as pessoas com mais de 65 anos e pensionistas poderão usufruir do cartão Gaia Amiga e ter o passe Andante totalmente ou em parte comparticipado.

Escolas médicas da Universidade do Porto lançam licenciatura em Saúde Pública

As duas escolas de saúde da Universidade do Porto (U.Porto) vão abrir em setembro, no ano letivo 2026/27, uma nova licenciatura em Ciências da Saúde Pública, que visa formar profissionais capazes de intervir em ameaças emergentes.

Porto e Galiza exigem TGV em 2032 sem interferência da ligação Lisboa-Madrid

Os presidentes da Câmara do Porto e da Junta da Galiza exigiram que a ferrovia de alta velocidade nas regiões esteja concluída em 2032, vincando que a ligação Lisboa-Madrid não pode impedir a prioridade do Eixo Atlântico.