CDU do Porto pede medidas para minimizar impacto do encerramento da Biblioteca Municipal

CDU do Porto pede medidas para minimizar impacto do encerramento da Biblioteca Municipal
Foto: Rota Porto Liberal
| Porto
Porto Canal

A CDU vai pedir, na próxima reunião de executivo da Câmara do Porto, que sejam implementadas as medidas previstas para minimizar o impacto do encerramento para obras da Biblioteca Pública Municipal em abril de 2024.

Na proposta, consultada este sábado pela Lusa, a vereadora Joana Rodrigues pede que a autarquia “proceda de forma célere” à implementação das medidas anunciadas no “Plano de Medidas de Reforço e Modernização dos serviços das Bibliotecas Municipais e Mitigação dos Efeitos do Encerramento Temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto” e que seja divulgado um calendário para a execução de cada uma das 15 medidas, anunciadas em 2023.

A Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) encerrou ao público a 1 de abril de 2024 para obras de reabilitação e ampliação que vão ter assinatura do arquiteto Eduardo Souto de Moura.

O alargamento do horário da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a disponibilização do fundo de periódicos do Porto noutras instalações ou o funcionamento regular do “Bibliocarro” em 20 bairros da cidade por mês são algumas das 15 medidas previstas.

“Apesar de terem já sido avançadas algumas medidas de minimização dos incómodos causados aos utentes por este prolongado encerramento, continua por acautelar a continuação do acesso ao acervo bibliográfico da BPMP”, escreve a vereadora única da CDU, que relembra que o acervo da biblioteca é “uma referência básica de todos os investigadores, professores e estudantes, que não encontra paralelo nesta região”.

Joana Rodrigues diz que têm sido “crescentes” as queixas por parte dos investigadores que necessitam de consultar de forma abrangente documentos disponibilizados pela BPMP e que “estas medidas ainda não estão em funcionamento ou têm sido implementadas de forma muito insuficiente”.

Na passada segunda-feira, à TSF, um conjunto de investigadores queixou-se de “enormes prejuízos e entraves” para os académicos do Norte pelo encerramento dos serviços de leitura desta biblioteca, alegando que, de momento, só conseguem aceder a cerca de um quinto dos arquivos.

Em abril a Câmara do Porto lançou um novo concurso público para a reabilitação da BPMP, que aumentou para 34,5 milhões de euros o preço base e prolongou a sua conclusão para 2028.

O projeto inclui a remodelação total do edifício que, desde 1842, alberga a Biblioteca Pública Municipal do Porto. A intervenção pretende requalificar o espaço, datado do século XVIII, e resolver o défice de espaço para o arquivo de livros e de outros espólios.

Na Biblioteca Pública Municipal do Porto existe cerca de um milhão de documentos, o equivalente a 20 quilómetros de livros e periódicos. Alguns destes documentos, cerca de 70 mil, vão ficar acomodados na Biblioteca Municipal Almeida Garrett durante a obra e outros ficarão em regime de custódia.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).