Candidato do Bloco à Câmara de Braga elege habitação como prioridade
Porto Canal/Agências
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Braga nas autárquicas de 12 de outubro, António Lima, apontou esta sexta-feira a habitação como a principal prioridade da sua candidatura.
Em declarações à Lusa, António Lima sublinhou que o município tem de ser proativo, “não podendo ficar à espera que seja o mercado a resolver o problema da habitação”.
“Deixar a questão só nas mãos do mercado não resulta, porque os preços vão continuar a disparar e a solução vai ser sempre relegada para as calendas gregas”, referiu.
Para o candidato bloquista, a Câmara deve, desde logo, criar bolsas de terreno urbanizado, que possam ser disponibilizadas a cooperativas ou a pessoas individuais.
Outra aposta da candidatura é a qualidade de vida das populações, refletida em áreas como ambiente, mobilidade e transportes.
“Não sou muito adepto de estar a fazer promessas eleitorais, mas o que posso garantir é que, se for eleito vereador, ouvirei sempre os bracarenses, não serei nunca um vereador passivo nem alinharei na política do segredo”, disse ainda o candidato.
António Lima é advogado e tem 72 anos.
Já encabeçou a lista do BE à Câmara de Braga em 2005, tendo também sido número um à Assembleia Municipal, onde atualmente tem assento.
O Bloco nunca elegeu qualquer vereador em Braga.
Para a Câmara de Braga, estão também já anunciadas as candidaturas de João Rodrigues (Juntos por Braga, coligação que junta PSD, CDS e PPM), António Braga (coligação PS e PAN), João Batista (CDU), Rui Rocha (Iniciativa Liberal), Filipe Aguiar (Chega), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Carlos Fragoso (Livre).
Atualmente, o executivo de Braga é composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga, quatro do PS e um da CDU.
O atual presidente da Câmara, Ricardo Rio, não pode recandidatar-se, por causa da lei de limitação de mandatos.
