Candidato do Bloco à Câmara de Braga elege habitação como prioridade

Candidato do Bloco à Câmara de Braga elege habitação como prioridade
Foto: CM Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Braga nas autárquicas de 12 de outubro, António Lima, apontou esta sexta-feira a habitação como a principal prioridade da sua candidatura.

Em declarações à Lusa, António Lima sublinhou que o município tem de ser proativo, “não podendo ficar à espera que seja o mercado a resolver o problema da habitação”.

“Deixar a questão só nas mãos do mercado não resulta, porque os preços vão continuar a disparar e a solução vai ser sempre relegada para as calendas gregas”, referiu.

Para o candidato bloquista, a Câmara deve, desde logo, criar bolsas de terreno urbanizado, que possam ser disponibilizadas a cooperativas ou a pessoas individuais.

Outra aposta da candidatura é a qualidade de vida das populações, refletida em áreas como ambiente, mobilidade e transportes.

“Não sou muito adepto de estar a fazer promessas eleitorais, mas o que posso garantir é que, se for eleito vereador, ouvirei sempre os bracarenses, não serei nunca um vereador passivo nem alinharei na política do segredo”, disse ainda o candidato.

António Lima é advogado e tem 72 anos.

Já encabeçou a lista do BE à Câmara de Braga em 2005, tendo também sido número um à Assembleia Municipal, onde atualmente tem assento.

O Bloco nunca elegeu qualquer vereador em Braga.

Para a Câmara de Braga, estão também já anunciadas as candidaturas de João Rodrigues (Juntos por Braga, coligação que junta PSD, CDS e PPM), António Braga (coligação PS e PAN), João Batista (CDU), Rui Rocha (Iniciativa Liberal), Filipe Aguiar (Chega), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Carlos Fragoso (Livre).

Atualmente, o executivo de Braga é composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga, quatro do PS e um da CDU.

O atual presidente da Câmara, Ricardo Rio, não pode recandidatar-se, por causa da lei de limitação de mandatos.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.