Viana do Castelo quer recrutar mais 23 motoristas para transportes públicos

Viana do Castelo quer recrutar mais 23 motoristas para transportes públicos
| Norte
Porto Canal / Agências

O terceiro concurso para recrutamento de mais 23 motoristas para os transportes públicos de Viana do Castelo abre na segunda-feira, sendo que o município já contratou 29 Agentes Únicos de Transportes.

Segundo fonte autárquica, esta sexta-feira iniciaram funções 12 Agente único de Transportes [motoristas] para garantir, a partir de 23 de setembro o serviço público de transporte coletivo de passageiros, atualmente concessionado à empresa Transcunha, do grupo Avic.

Segundo a mesma fonte, a autarquia precisa de cerca de meia centena daqueles profissionais para garantir o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo.

Em comunicado enviado esta sexta-feira às redações, a Câmara de Viana do Castelo abre, adianta que a partir de segunda-feira começa “um novo procedimento concursal comum para constituição de reserva de recrutamento – terceira reserva de recrutamento – na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto para a carreira de Assistente Operacional - Agente único de transportes”.

As “candidaturas deverão ser entregues a partir do dia útil seguinte à publicação, entre terça-feira e dia 19 de agosto, no Serviço de Atendimento ao Munícipe, aberto de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h30.

Os interessados podem ainda concorrer por correio registado com aviso de receção, até o termo do prazo indicado.

“Não serão aceites candidaturas enviadas por correio eletrónico”, sublinha o município.

Os Agentes Uniões de Transportes têm de garantir a condução de autocarros de transportes de passageiros, segundo percursos preestabelecidos, cobrar bilhetes e verificar que os passageiros que transporta estão credenciados para o efeito, informar os passageiros dos circuitos e tempos de viagem, preencher diariamente o boletim diário de viatura, tomar as providências necessárias com vista à reparação do veículo, em caso de avaria ou acidente e, assegurar o bom estado de funcionamento do veículo”.

Os candidatos devem dispor de escolaridade obrigatória em função da idade e carta de condução adequada e Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).

“As candidaturas devem ser formalizadas, em impresso próprio de utilização obrigatória, modelo n º 232/*, disponível através do site www.cm-viana-castelo.pt, ou a fornecer pela secção de administração de pessoal da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que poderá ser entregue a preto e branco”, adianta a nota.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.