Viana do Castelo aprova adjudicação de parque para transportes públicos por 1,1 milhões de euros

Viana do Castelo aprova adjudicação de parque para transportes públicos por 1,1 milhões de euros
Foto: CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Viana do Castelo aprovou a adjudicação da construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, por 1,143.287,58 euros.

A decisão foi tomada por maioria, com a abstenção do PSD, CDS-PP e do vereador independente Eduardo Teixeira.

A obra foi lançada a concurso público, em janeiro, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.

A construção do parque de estacionamento resulta de uma decisão da autarquia, em maio de 2024, de assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade.

O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros celebrado entre o município e a Transcunha - Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015, termina em setembro.

Além da construção do parque de estacionamento para os autocarros o município também aprovou a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.

Avançou também com a adjudicação de 15 autocarros elétricos, no valor de 5,124 milhões de euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O parque de estacionamento, a construir num prazo de 150 dias, terá capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento.

O custo da infraestrutura, a construir na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), é suportado pelo orçamento municipal.

+ notícias: Norte

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos em Braga

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram naquela cidade esmagados por um muro, em 2014.

Cerca de 90 idosos retirados de lar encerrado por falta de condições em Matosinhos

Cerca de 90 idosos foram retirados de um lar em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, devido à falta de condições, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Detido suspeito de agressões físicas e psicológicas contra companheira em Bragança

Um homem, de 65 anos, foi detido pela GNR e ficou com pulseira eletrónica, por suspeitas de exercer violência psicológica e física contra a companheira, no concelho de Bragança.