Fogo em Ponte da Barca estabilizado e habitantes de aldeias já regressaram a casa

Fogo em Ponte da Barca estabilizado e habitantes de aldeias já regressaram a casa
| Norte
Porto Canal/Agências

O fogo que lavra no parque da Peneda-Gerês encontra-se esta sexta-feira “estabilizado” e a população de duas aldeias de Ponte da Barca que foi retirada das casas na quinta-feira, por precaução, já regressou às habitações, disse fonte da proteção civil.

Em declarações à agência Lusa, pelas 11h00, o comandante Marco Domingues, do comando sub-regional do Alto, disse que conta ter o incêndio dominado nas próximas horas.

“O nosso primeiro objetivo estratégico da operação é evitar mortes, feridos graves. Segundo objetivo é evitar perdas patrimoniais, sobretudo casas de primeira habitação, e o terceiro objetivo [é] não permitir que o incêndio entre na mata do Cabril. Todos os objetivos foram atingidos com sucesso”, afirmou Marco Domingues.

O responsável no teatro de operações alertou para a necessidade de “não baixar a guarda”, por se tratar de “um incêndio com elevado grau de imprevisibilidade” que já consumiu “mais de sete mil hectares”.

“Os objetivos estão atingidos, mas não invalida que alguma coisa corra menos bem e tenhamos um problema mais sério. A operação ainda não acabou. Temos mais alguns dias de trabalho pela frente, mas não será trabalho de combate direto, mas sim de rescaldo e de consolidação”, advertiu.

Marco Domingues adiantou que o “fumo está muito baixo, o que dificulta a intervenção dos meios aéreos por falta de visibilidade”, mas por outro lado impede que haja “corrente atmosférica eruptiva que alimente o fogo”.

Na quinta-feira à noite, cerca de 60 pessoas das aldeias de Sobredo e Paradela foram retiradas das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas deste incêndio.

O fogo que deflagrou no sábado à noite no Lindoso, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) “fez 20 feridos ligeiros, entre eles, um civil”, disse.

De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 11h10, o fogo mobilizava 661 operacionais, apoiados por 220 viaturas e seis meios aéreos.

O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.

+ notícias: Norte

Governo diz que constrangimentos no Porto de Leixões devem ficar hoje resolvidos

O Governo da República garantiu ao executivo madeirense que a situação do Porto de Leixões, que afeta o abastecimento das regiões autónomas, deverá ficar resolvida até esta sexta-feira de manhã.

Corpo encontrado no rio Leça em Ermesinde

O corpo de um homem foi encontrado no Rio Leça, junto ao Parque da Resineira, em Ermesinde, avançou o Correio da Manhã e confirmou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

Doentes urgentes com espera superior a 12 horas no hospital de Matosinhos

Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã desta sexta-feira mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).