Verão não dá tréguas e Porto bate as temperaturas mais quentes deste ano na última semana de julho
Porto Canal
Diferente das temperaturas amenas das últimas semanas, o mês de julho deverá despedir-se “em modos” e entrar em agosto “a rigor”. Segundo as previsões do
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor vai apertar nos próximos dias, com o Porto a registar temperaturas que fazem jus a esta altura do ano.
Ver esta publicação no Instagram
Os termómetros podem atingir os 34 graus Celsius já na terça e quarta-feira, dias 28 e 29, encerrando o mês com um verdadeiro pico de verão.
Mas antes disso, o último fim de semana de julho já promete ser quente: as máximas deverão rondar os 31 graus, o suficiente para o IPMA já ter emitido um aviso amarelo devido ao calor intenso e ao risco acrescido de incêndio rural. O alerta estende-se a sábado e domingo, mas as temperaturas não param por aí.
O calor não deve ficar por aí e, a partir de segunda-feira, a tendência é de subida contínua, com o calor a intensificar-se. As previsões apontam para valores entre os 33 e os 35 graus em alguns pontos da cidade, numa vaga de calor que se deverá prolongar até ao início de agosto.
Com o tempo quente a instalar-se, as autoridades de saúde e proteção civil apelam à população para que adote medidas de prevenção: evitar a exposição solar nas horas de maior calor, manter-se hidratado e ter especial atenção a crianças, idosos e animais.
