Lombas instaladas na Rua Costa Cabral para reduzir velocidade
Porto Canal
A Câmara Municipal do Porto instalou, esta quarta-feira, lombas na Rua de Costa Cabral, para reduzir a velocidade do trânsito, na sequência de queixas apresentadas por pais de alunos e por associações com instalações naquela zona.
Esta medida surge após uma manifestação realizada a 30 de junho, que reuniu pais e alunos de várias instituições escolares, entre as quais o Colégio do Perpétuo Socorro, a Escola Básica de Costa Cabral e a Academia de Música de Costa Cabral.
As almofadas redutoras de velocidade foram colocadas para responder à sensação de insegurança provocada pelo excesso de velocidade naquela via.
O Porto Canal ouviu Fátima Pinheiro, proprietária de um estabelecimento na zona, que, embora considere “não serem suficientes” também acredita que as lombas “podem resolver alguns problemas, nomeadamente o excesso de velocidade”.
“Eu achei sempre importante colocar as lombas, o que teria evitado atropelamentos que houve e teria resolvido, se calhar, problemas a nível do trânsito”, reiterou.
Também Raul Roque, comerciante em Costa Cabral, considerou que “as pessoas ao verem as lombas, são obrigadas a abrandar” e que esta intervenção pode contribuir para resolver os problemas existentes na zona.
A decisão de instalar as lombas foi anunciada numa reunião privada do executivo municipal, no dia 30 de junho.
Ver esta publicação no Instagram
O vereador com o pelouro do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, revelou que têm sido realizadas medições das velocidades praticadas naquele troço ao longo de vários períodos do dia, concluindo-se que, tecnicamente, não se verificam incumprimentos dos limites impostos.
Ainda assim, o vereador sublinhou que, tendo em conta a presença de escolas, associações e clubes desportivos na zona, a autarquia optou por avançar com a implementação de um conjunto de medidas para mitigar a velocidade, nomeadamente a colocação das lombas nesta quarta-feira.
