Rui Afonso é o candidato do Chega em Gondomar e quer fazer auditoria às contas

Rui Afonso é o candidato do Chega em Gondomar e quer fazer auditoria às contas
| Porto
Porto Canal/Agências

O deputado Rui Afonso, de 45 anos, é o candidato do Chega à Câmara de Gondomar, tendo revelado esta quarta-feira à Lusa que, uma vez eleito presidente, a primeira coisa que fará será uma auditoria às contas do município.

Natural da freguesia de Rio Tinto e bancário de profissão, Rui Afonso explicou que a auditoria financeira, “a cargo de uma entidade externa e creditada, versará as contas do atual executivo”, pois considera que a condição financeira do município “é fraca”.

No capítulo das propostas, o candidato quer também avançar com a simplificação de processos, por exemplo, na área do urbanismo, comprometendo-se em tentar conseguir que os procedimentos fiquem “mais rápidos e baratos” para quem quer construir no concelho.

A criação de um cartão de estacionamento grátis para os residentes no concelho e a redução “ao máximo do Imposto Municipal sobre Imóveis e das taxas municipais” são também promessas eleitorais do candidato que, no capítulo dos grandes projetos, propõe-se “reabilitar toda a zona ribeirinha de Gondomar”.

Questionado pela Lusa se a redução das taxas não vai comprometer a receita do município, Rui Afonso respondeu que as câmaras municipais “deviam sobreviver apenas com a subvenção do Estado” enquanto o presidente da autarquia deve mudar procedimentos e “tornar-se num embaixador do seu concelho, de ser capaz de ir ao exterior atrair investimento estrangeiro”.

No domínio da habitação, o candidato defende o estabelecimento de parcerias com privados para a construção de casas de custos controlado e também criar “um verdadeiro parque industrial” no concelho.

No concelho de Gondomar apresentaram candidatura o atual presidente da câmara, Luís Filipe Araújo (PS), o ex-deputado do PS e candidato independente Carlos Brás, a professora Maria Olinda (CDU), Manuela Carneiro, do PAN, os advogado Abel Gonçalves (ADN) e Isabel Sobral (JPP) e o deputado no Parlamento Rui Afonso (Chega).

O executivo de Gondomar tem 10 lugares, sendo atualmente seis do PS, um independente, dois do PSD e um da CDU.

As eleições autárquicas vão decorrer a 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto espera consignar obra da Biblioteca Pública no segundo semestre do ano

A Câmara do Porto espera consignar a obra de requalificação da Biblioteca Pública Municipal “nos primeiros meses do segundo semestre” do ano, estando a analisar cinco propostas recebidas no segundo concurso público, esclareceu a autarquia à Lusa.

Câmara do Porto discute afetar 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na terça-feira a afetação de 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense que será novamente atribuído pelas juntas de freguesia.

Torre dos Clérigos parcialmente evacuada devido a curto-circuito em bateria

A Torre dos Clérigos foi parcialmente evacuada ao início da tarde devido a um foco de incêndio numa bateria no piso superior daquele monumento, revelou à Lusa fonte da Câmara do Porto.