Cláudia Afonso repete candidatura pelo BE à Câmara de Águeda

Cláudia Afonso repete candidatura pelo BE à Câmara de Águeda
| Norte
Porto Canal/Agências

Cláudia Afonso é a cabeça de lista à Câmara Municipal de Águeda pelo Bloco de Esquerda (BE) nas eleições autárquicas de outubro, anunciou esta sexta-feira aquela força partidária.

Militante do BE desde 2017, Cláudia Afonso repete a candidatura bloquista à Câmara Municipal de Águeda, de que foi também cabeça de lista em 2021, tendo sido anteriormente candidata à Junta de Freguesia de Recardães.

A candidata, esta sexta-feira divulgada pelo BE em comunicado, é apresentada como “uma mulher e política de ação e de palavra”, e afirma-se como “defensora do território e da participação dos cidadãos na vida pública”.

Pedagoga social e produtora agrícola, Cláudia Afonso é licenciada em Educação Social e foi formadora de adultos e de jovens em situação de risco, tendo coordenado várias dinâmicas comunitárias.

A cabeça de lista do BE tem estado ainda envolvida em atividades de promoção do desenvolvimento local e da sustentabilidade ambiental, sendo voluntária em diversas iniciativas ambientais e sociais no distrito de Aveiro.

Segundo o comunicado do BE, nos últimos anos, tem conciliado a produção agrícola com a criação de conteúdos audiovisuais ligados à natureza e à valorização do património natural e cultural do concelho e do Baixo Vouga.

Nas eleições autárquicas de 2021 o PSD coligado com o MPT obteve 44,77% e conquistou quatro mandatos no executivo presidido por Jorge Almeida, enquanto o PS foi o segundo partido mais votado, com 29,52%, obtendo dois mandatos, e o CDS-PP conseguiu um mandato com 13,04% dos votos.

Além de Cláudia Afonso (BE), estão já confirmadas as candidaturas de Jorge Almeida (PSD/MPT), Antero Almeida (CDS-PP) e Francisco Vitorino (PS).

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.