Estudante Guilherme Alexandre Jorge candidata-se pelo Volt ao Porto

Estudante Guilherme Alexandre Jorge candidata-se pelo Volt ao Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O estudante Guilherme Alexandre Jorge, de 23 anos, é o candidato do Volt à Câmara Municipal do Porto, traçando como prioridades a habitação, mobilidade, feminismo e participação democrática dos cidadãos, anunciou esta quarta-feira o partido.

Em comunicado, o Volt refere que Guilherme Alexandre Jorge é finalista da Licenciatura em Direito pela Universidade do Porto e um cidadão da Europa, trabalhando como jovem jornalista para a Eurodesk e embaixador das iniciativas de Cidadania Europeia para a Comissão Europeia.

No Porto, o candidato foi vice-presidente da Sociedade de Debates da Universidade (SdDUP), coordenador do Jornal Tribuna e consultor da ShARE-UP sendo, atualmente, membro do núcleo local dos Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, adianta.

Guilherme Alexandre Jorge juntou-se ao Volt em março de 2024, após cinco anos na Iniciativa Liberal (IL), “por acreditar que as ideias ecologistas e europeístas precisam de ser defendidas seriamente em Portugal sem estarem presas à esquerda ou à direita”, salienta.

O candidato traça como prioridades autárquicas a habitação, mobilidade, feminismo e participação democrática dos cidadãos, comprometendo-se a apresentar “propostas ambiciosas nestes e noutros domínios” por entender que as forças políticas têm sido pouco ambiciosas e mais preocupadas em fazer obra para inglês ver.

Além disso, Guilherme Alexandre Jorge entende que a inovação é sobrevalorizada no discurso político, sendo possível aprender com os trajetos e políticas de cidades europeias aquilo que evitar e aquilo que adaptar ao Porto.

Em sua opinião, é “extremamente frustrante que o Porto esteja atrás” em termos de mobilidade suave não só de outras cidades europeias, mas também de Lisboa, Aveiro, Covilhã e Leiria.

E assusta-o ainda que existam tantas razões para as mulheres e raparigas terem medo de andar na rua de dia ou noite, frisa.

Para além de Alexandre Guilherme Jorge foram já anunciados como candidatos à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (movimento Porto Primeiro), Vitorino Silva (RIR), António Araújo (movimento Porto à Porto), Aníbal Pinto (Nova Direita), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo, como independente e o ex-ministro Pedro Duarte, pela coligação "O Porto Somos Nós" que junta PSD, IL, CDS-PP e independentes.

O atual executivo é composto por seis eleitos pelo movimento independente de Rui Moreira, três eleitos pelo PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Rua da Picaria no Porto reaberta ao trânsito após incêndio em habitação

A Rua da Picaria, no centro do Porto, foi reaberta ao trânsito às 14h10, com a desmobilização dos meios de socorro ao incêndio que deflagrou num prédio de habitação, disse à Lusa fonte municipal.