Estudante Guilherme Alexandre Jorge candidata-se pelo Volt ao Porto

Estudante Guilherme Alexandre Jorge candidata-se pelo Volt ao Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O estudante Guilherme Alexandre Jorge, de 23 anos, é o candidato do Volt à Câmara Municipal do Porto, traçando como prioridades a habitação, mobilidade, feminismo e participação democrática dos cidadãos, anunciou esta quarta-feira o partido.

Em comunicado, o Volt refere que Guilherme Alexandre Jorge é finalista da Licenciatura em Direito pela Universidade do Porto e um cidadão da Europa, trabalhando como jovem jornalista para a Eurodesk e embaixador das iniciativas de Cidadania Europeia para a Comissão Europeia.

No Porto, o candidato foi vice-presidente da Sociedade de Debates da Universidade (SdDUP), coordenador do Jornal Tribuna e consultor da ShARE-UP sendo, atualmente, membro do núcleo local dos Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial, adianta.

Guilherme Alexandre Jorge juntou-se ao Volt em março de 2024, após cinco anos na Iniciativa Liberal (IL), “por acreditar que as ideias ecologistas e europeístas precisam de ser defendidas seriamente em Portugal sem estarem presas à esquerda ou à direita”, salienta.

O candidato traça como prioridades autárquicas a habitação, mobilidade, feminismo e participação democrática dos cidadãos, comprometendo-se a apresentar “propostas ambiciosas nestes e noutros domínios” por entender que as forças políticas têm sido pouco ambiciosas e mais preocupadas em fazer obra para inglês ver.

Além disso, Guilherme Alexandre Jorge entende que a inovação é sobrevalorizada no discurso político, sendo possível aprender com os trajetos e políticas de cidades europeias aquilo que evitar e aquilo que adaptar ao Porto.

Em sua opinião, é “extremamente frustrante que o Porto esteja atrás” em termos de mobilidade suave não só de outras cidades europeias, mas também de Lisboa, Aveiro, Covilhã e Leiria.

E assusta-o ainda que existam tantas razões para as mulheres e raparigas terem medo de andar na rua de dia ou noite, frisa.

Para além de Alexandre Guilherme Jorge foram já anunciados como candidatos à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (movimento Porto Primeiro), Vitorino Silva (RIR), António Araújo (movimento Porto à Porto), Aníbal Pinto (Nova Direita), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo, como independente e o ex-ministro Pedro Duarte, pela coligação "O Porto Somos Nós" que junta PSD, IL, CDS-PP e independentes.

O atual executivo é composto por seis eleitos pelo movimento independente de Rui Moreira, três eleitos pelo PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).