Obra de 2,8 milhões de euros no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026

Obra de 2,8 milhões de euros no Centro de Saúde de Valença concluída em 2026
Foto: CM Valença
| Norte
Porto Canal/Agências

A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença por mais de 2,8 milhões de euros arrancou na terça-feira e deve ficar concluída daqui a um ano, revelou esta quarta-feira a autarquia.

O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o prazo de execução é de 365 dias, disse, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

“A intervenção contempla a reabilitação do edifício existente, inaugurado em 1991, bem como a construção de um novo com dois pisos”, acrescentou.

Citado no comunicado, o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira (PS), observou tratar-se de “um investimento há muito desejado, essencial para o futuro” do concelho.

“Com a conclusão desta obra, acredito que estarão reunidas as condições para continuar a ampliação da oferta de especialidades médicas em regime de consulta aberta e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”, afirmou.

O município acredita que a intervenção vai dotar o Centro de Saúde “de uma infraestrutura mais moderna, funcional e acessível, proporcionando melhores condições de atendimento, conforto e segurança para a população e para os profissionais de saúde”.

A Câmara de Valença lançou em 13 de março um concurso público para a reabilitação e ampliação do espaço pelo valor base de 2,7 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.