Segunda fase das obras do Parque da Cidade de Esposende consignada por 3,8 milhões de euros

Segunda fase das obras do Parque da Cidade de Esposende consignada por 3,8 milhões de euros
Foto: CM Esposende
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Esposende consignou, por 3,8 milhões de euros, a segunda fase das obras do Parque da Cidade, que têm um prazo de execução de um ano, foi anunciado esta terça-feira.

Segundo o município, nesta segunda fase são contemplados os trabalhos de construção de um passadiço na zona de encharcamento, uma estrutura de observação da avifauna e uma praça com cafetaria, zona de concertos e merendas e espaço de recreação infantil com caixa de areia.

Será também construída uma zona de estacionamento com capacidade para cerca de 50 automóveis.

A primeira fase da intervenção, já concluída, centrou-se na requalificação da frente urbana do Parque da Cidade, num investimento de mais de 1,5 milhões de euros.

Numa terceira fase, o projeto prevê a construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre o Cávado, bem como a requalificação da margem esquerda do rio, à entrada da zona turística e residencial de Ofir.

“Esta área, inserida parcialmente na Rede Natura 2000, exige soluções que respeitem a sensibilidade ecológica do estuário, com especial atenção à preservação dos habitats e valores naturais”, sublinha o município.

Para esta terceira fase, ainda não há previsão orçamental.

Com uma área de intervenção de 30 hectares, o projeto do Parque da Cidade abrange a zona ribeirinha do rio Cávado, entre o antigo Estaleiro Naval e a ponte D. Luís Filipe, incluindo parte da Avenida Engenheiro Eduardo Arantes e Oliveira e a EN-13 até à ponte, bem como o troço desclassificado da mesma estrada.

Desenvolvido pelo arquiteto Vítor Mogadouro, o projeto propõe uma “naturalização progressiva da paisagem”, transformando “profundamente” a área intervencionada, promovendo a fruição pública e criando “amplas aberturas visuais” para o rio.

O parque de estacionamento previsto permitirá o acesso ao parque ou à ciclovia do Litoral Norte, em direção a Santiago de Compostela, com ligação direta à futura ponte pedonal e ciclável para Fão e à ciclovia do Cávado.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

A viatura de socorro animal do Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga já resgatou da via pública, desde 2020, ano em que começou a operar, 1.970 animais feridos ou doentes, revelou o município.