FC Porto: Uma estreia em bom português

FC Porto: Uma estreia em bom português
| Desporto
Porto Canal

É dia de estreia no Mundial de Clubes. Quando forem 23h00 em Portugal e 18h00 em Nova Iorque, o FC Porto vai subir ao relvado do MetLife Stadium para medir forças com o Palmeiras na primeira jornada do grupo A. O duelo será transmitido em direto e em exclusivo na DAZN.

Comandado por Abel Ferreira, o emblema de São Paulo conquistou vários títulos desde a chegada do treinador português em novembro de 2020. Logo em janeiro do ano seguinte, levou o Palmeiras à vitória na Taça dos Libertadores, “a Liga dos Campeões da América do Sul”, e em março juntou-lhe a Copa do Brasil. No primeiro aniversário do “professor”, o “Verdão” levantou a segunda Taça dos Libertadores consecutiva e afirmou-se definitivamente como uma das maiores potências sul-americanas na atualidade, mas não ficou por aí.

Seguiu-se um triunfo na Recopa Sul-Americana, em março de 2022, e o título de campeão a quatro jornadas do fim do Brasileirão, em novembro desse mesmo ano. Em janeiro de 2023, os paulistas superaram o Flamengo (4-3) na Supercopa brasileira e ergueram mais um troféu, mas ainda haveria tempo para um Campeonato Paulista no início de abril.

A temporada mais recente já não foi tão profícua para os alviverdes, que ainda assim se mantiveram como os máximos detentores do título nacional (12 exemplares). Na edição de 2024 do Brasileirão, o Palmeiras foi segundo classificado, com 73 pontos, menos seis do que o Botafogo, que conquistou o terceiro título de campeão da história. Como tal, o defeso trouxe várias mudanças no plantel.

Depois de ver sair o jovem central Vítor Reis para o Manchester City e o experiente avançado Rony para o Atlético Mineiro de Hulk, o “Verdão” reforçou-se com os avançados Vítor Roque (ex-Barcelona), Paulinho (ex-Atlético Mineiro) e Facundo Torres (ex-Orlando City), que se juntaram a outras estrelas como o central paraguaio Gustavo Gómez, o médio colombiano Richard Ríos ou Estêvão, uma das maiores pérolas brasileiras da atualidade que já foi contratado pelo Chelsea. Felipe Anderson, que já passou pelo FC Porto, também integra o elenco.

Na véspera da partida inaugural, Martín Anselmi reuniu-se com os jornalistas para antever “um jogo intenso” em que “não há margem de erro” e no qual estarão em campo “duas equipas de olhos postos na baliza adversária e que querem ficar com os três pontos”. O técnico portista quer “controlar o jogo com bola”, “ganhar a posse do esférico rapidamente” e ser “forte e intenso nos duelos”, até porque “ganhando os duelos está-se mais perto de vencer”.

Com um sentimento “muito especial” de “disputar um Mundial de Clubes a defender as cores do FC Porto, um clube bicampeão do mundo”, o treinador argentino começou por explicar que “o jogo mais importante é sempre o próximo” dado que “o resultado não define o que a equipa quer ser” antes de elogiar Gabri Veiga, “um jovem muito inteligente” que “gosta de jogar e da parte tática”, mas precisa de “se adaptar ao modelo”, “à forma de treinador, aos ritmos e intensidades”.

De fora estará o lesionado Diogo Costa, cuja ausência poderá ser suprida por Cláudio Ramos, que “tem a mesma grandeza, é um dos capitães, está preparado e já esteve em jogos importantes”: “Confiamos plenamente que vai fazer o melhor possível”.

O embate terá lugar no palco da final da competição, que receberá também o jogo decisivo do Mundial de 2026. A casa dos New York Giants e dos New York Jets tem capacidade para albergar 82.500 adeptos, é um dos maiores estádios da liga de futebol americano e foi o escolhido para o Super Bowl XLVIII, o primeiro a realizar-se num recinto ao ar livre de uma cidade com clima frio. Além do que é para muitos o maior espetáculo desportivo do planeta, o MetLife já recebeu a final da Copa América de 2016, que coroou o Chile como campeão sul-americano.

O Comité de Arbitragem da FIFA nomeou Said Martínez para dirigir o encontro. O juiz hondurenho de 33 anos terá como assistentes os compatriotas Walter López e Christian Ramírez, sendo o quarto árbitro Omar Al Ali, dos Emirados Árabes Unidos.

Antes do apito inicial, Ricardo Quaresma, Maniche, Héctor Herrera e Geraldão vão conviver com os portistas na Stadium Fan Experience a partir das 16h00 locais. Esta é uma oportunidade de tirar fotografias e pedir autógrafos a quatro figuras que ajudaram a construir a história e o sucesso do FC Porto nas últimas décadas.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sporting ou AFS serão adversários na Taça de Portugal

O sorteio realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que o FC Porto vai medir forças com o Sporting ou o AFS nas meias-finais Taça de Portugal, que se disputam a duas mãos - a primeira fora de casa (3 a 5 de março) e a segunda no Estádio do Dragão (21 a 23 de abril).

Rui Barros: “O FC Porto quer sempre estar nas finais e ganhá-las”

A Cidade do Futebol acolheu nesta quinta-feira o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, que ditou que o FC Porto vai defrontar o Sporting ou o AFS numa eliminatória disputada a duas mãos.

André Villas-Boas: “Para o FC Porto é como se os rivais estivessem em igualdade pontual”

O FC Porto está “numa boa posição”, mas vem aí “um jogo muito difícil em Guimarães” e André Villas-Boas lembra que “é tudo muito prematuro” e que “ainda há muito para jogar” até ao final da temporada. À margem da homenagem a Mateus Mide na Câmara Municipal de Gaia e depois de “um jogo extremamente bem jogado, difícil e disputado num ambiente mágico no Dragão”, o presidente portista recusou comentar as palavras de José Mourinho e abordou a hipótese de “ter mais dois clássicos numa altura decisiva” na sequência do sorteio da meia-final da Taça de Portugal: “Teremos de fazer o nosso trabalho contra o Sporting ou o AFS numa altura sobrecarregada do calendário”.