André Villas-Boas: “Para o FC Porto é como se os rivais estivessem em igualdade pontual”

André Villas-Boas: “Para o FC Porto é como se os rivais estivessem em igualdade pontual”
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto está “numa boa posição”, mas vem aí “um jogo muito difícil em Guimarães” e André Villas-Boas lembra que “é tudo muito prematuro” e que “ainda há muito para jogar” até ao final da temporada. À margem da homenagem a Mateus Mide na Câmara Municipal de Gaia e depois de “um jogo extremamente bem jogado, difícil e disputado num ambiente mágico no Dragão”, o presidente portista recusou comentar as palavras de José Mourinho e abordou a hipótese de “ter mais dois clássicos numa altura decisiva” na sequência do sorteio da meia-final da Taça de Portugal: “Teremos de fazer o nosso trabalho contra o Sporting ou o AFS numa altura sobrecarregada do calendário”.

Questionado sobre o lugar ocupado por Rui Costa na tribuna presidencial, André Villas-Boas explicou que “o FC Porto retribuí ainda melhor do que o Benfica, com um lugar na terceira fila”. A propósito do mercado de transferências, expressou o desejo de “manter a equipa como ela está, bem constituída e bem trabalhada”. Em vésperas da 18.ª jornada, e “apesar de a distância para os rivais ser de 7 e 10 pontos”, o líder máximo do FC Porto dei o mote para a segunda volta do campeonato: “Sentiremos sempre todos os adversários à perna, seja o Sporting ou o Benfica. Para o FC Porto é como se eles estivessem em igualdade pontual e é com esse espírito que temos de encarar os próximos jogos.”

O Centro de Alto Rendimento
“Temos mantido contado direto com a Câmara Municipal e em breve daremos início à movimentação de terras, estamos apenas à espera do licenciamento final e, a partir daí, daremos início à construção da obra. O FC Porto ainda tem de encontrar o financiamento, o veículo de financiamento que seja mais sustentável para o crescimento do Clube, e esse será o desafio seguinte à movimentação de terras, que deverá ser toda suportada pelo Clube. Neste período do Centro de Treinos e Formação Desportiva do Olival, recentemente denominado CTFD Jorge Costa, o FC Porto conquistou duas Ligas Europa, uma Liga dos Campeões, mais uma Taça Intercontinental e foi graças a esse espaço que muitos atletas se desenvolveram, não só os profissionais como também os da formação. É uma pedra fundamental para o crescimento dos futebolistas do FC Porto e, para nós, o próximo passo é construir o Centro de Alto Rendimento, outro também passo fundamental para novas conquistas. Quero agradecer ao senhor presidente Luís Filipe Menezes pelo trabalho desenvolvido a favor do FC Porto e pela ajuda nesta parceria do CAR, que no futuro será bem preciosa.”

Mateus Mide
“É fruto do bom trabalho desenvolvido pelo Clube. Os clubes portugueses têm muita necessidade de viver da formação e felizmente para nós assim tem sido nos últimos anos. Na equipa principal temos o Diogo Costa, o Martim Fernandes e o Rodrigo Moura como grandes exemplos da qualidade do trabalho desenvolvido e temos a geração que se segue, de grandes jogadores nos quais se incluem estes Campeões Europeus e Mundiais como o Mateus Mide, que hoje foi homenageado. Esperemos que seja a continuação do bom trabalho formativo do FC Porto, um trabalho formativo que neste momento se desenvolve com a mala às costas, porque temos de andar de casa em casa a desenvolver os nossos talentos pois falta-nos essa infraestrutura para crescermos. Aqui também temos de agradecer ao município de Gaia pelo protocolo de utilização do Estádio de Pedroso, que tem sido fundamental para o desenvolvimento destes atletas. Para continuarmos a desenvolver melhor será fundamental haver um crescimento infraestrutural do FC Porto.”

Mide vai renovar?
“Eu acho que sim. O FC Porto tem de suportar estes atletas no seu desenvolvimento e dar-lhes conforto para continuarem a crescer. Muitas vezes esse conforto vem através das renovações contratuais, portanto isso é possível. Não nos podemos esquecer de que temos Campeões do Mundo de sub-17, alguns já se estrearam pela equipa B e estão a saltar etapas. O desejo de todos os portistas é que eles cheguem à equipa principal e sejam uma mais-valia para a equipa profissional do FC Porto no futuro.”

As palavras de Mourinho
“É a interpretação do treinador do Benfica, não temos nada a dizer e cada qual tem direito à sua opinião. Foi um jogo extremamente bem jogado, difícil e disputado num ambiente mágico no Dragão, que bem dignificou o espetáculo. A arbitragem foi excelente e também deve ser valorizada, porque não houve erros e dignificou o espetáculo. Foi o jogo mais visto da temporada e isso também marca a diferença pelo respeito que estas equipas têm uma pela outra e pelo impacto que têm no futebol nacional.”

Rui Costa na terceira fila
“No meu primeiro Benfica-FC Porto enquanto presidente foi-me destinado um lugar diferente daquele que eu pensava que me iria sentar. A partir daí retribuí da mesma maneira, não se trata de antipatia para com o Rui Costa, mas após a minha eleição atribuíram-me um lugar na sexta ou sétima fila do Estádio da Luz. O FC Porto retribuí ainda melhor, com um lugar na terceira fila da sua tribuna presidencial. Sem qualquer tipo de antipatia. Neste momento, como vocês bem sabem, há alguma clivagem entre os três grandes, que não nos impede de nos sentarmos à mesa para discutir os temas fundamentais do futebol português. Em alguns temos um corpo comum de ideias, noutros estamos nas antípodas, mas há um respeito institucional, ainda que não haja o respeito total para que nos sentemos um ao lado do outro.”

O sorteio da Taça
“Poderemos ter mais dois clássicos numa altura decisiva para o calendário de ambos. Que seja também a continuação deste espetáculo magnífico que está a ser a Taça de Portugal, com muitas surpresas e teremos também uma surpresa na final, desde já, com um jogo que será disputado entre o Fafe e o Torreense. Que seja bem disputado, que traga mais valor e que traga essa novidade ao Jamor. Da parte do FC Porto é fazer o trabalho contra o Sporting ou o AFS numa altura sobrecarregada do calendário, com jogos europeus. É uma altura difícil para todos, mas temos dois grandes jogos em perspetiva.”

Mais reforços?
“Em princípio não. Estamos atentos a possibilidades que possam surgir à última hora, não só no mercado mas também se vierem a ser assediados os nossos atletas. Não esperamos surpresas, queremos manter a equipa como ela está, bem constituída e bem trabalhada. Tivemos a lesão grave no Neuhén Pérez, que foi substituído pelo Tiago Silva, e temos uma lesão também prolongada do Luuk de Jong, mas não sabemos se iremos ao mercado ou não. Reforçámo-nos com um extremo, que era uma posição que necessitávamos, e depois iremos ver se há possibilidades ou não de fazermos mercado. Da parte do treinador temos a confiança neste plantel como ele está, por isso, em princípio, isso seria o fim do mercado do FC Porto.”

A queixa do Benfica
“A única coisa que eu posso constatar são os rasgos que temos no banco de suplentes do visitante, do lado ocupado pelo Benfica, e tenho a constatar uma série de danos sem fim nas bancadas. No último jogo as claques do Benfica já tinham grafitado a nossa bancada e agora temos um sem-número de incidentes nas nossas instalações, nomeadamente nas instalações sanitárias, nas bancadas e nas cadeiras. Nós não queremos maltratar os adeptos do Benfica na sua entrada, há uma parte que é da responsabilidade das equipas de segurança e da Polícia de Segurança Pública para revistar e aí o FC Porto não dita ordens. É a Polícia que coordena essas inspeções e nós não temos nada a ver com isso.”

Perspetivas para a segunda volta
“É tudo muito prematuro, estamos numa boa posição, temos um desafio muito difícil em Guimarães e queremos continuar a nossa progressão no campeonato, reconhecendo que ainda há muito para jogar. Sentiremos sempre todos os adversários à perna, seja o Sporting ou o Benfica, apesar de a distância nesta fase ser de 7 e 10 pontos. Para o FC Porto é como se eles estivessem em igualdade pontual e é com esse espírito que temos de encarar os próximos jogos.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Sporting ou AFS serão adversários na Taça de Portugal

O sorteio realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que o FC Porto vai medir forças com o Sporting ou o AFS nas meias-finais Taça de Portugal, que se disputam a duas mãos - a primeira fora de casa (3 a 5 de março) e a segunda no Estádio do Dragão (21 a 23 de abril).

Rui Barros: “O FC Porto quer sempre estar nas finais e ganhá-las”

A Cidade do Futebol acolheu nesta quinta-feira o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, que ditou que o FC Porto vai defrontar o Sporting ou o AFS numa eliminatória disputada a duas mãos.

Mateus Mide: “Esta medalha é resultado de muito trabalho, esforço e dedicação”

A Câmara Municipal de Gaia condecorou o Melhor Jogador do Campeonato do Mundo de sub-17 com a medalha de mérito municipal no grau ouro. Mateus Mide, atleta do FC Porto residente naquele município, recebeu a distinção das mãos de Luís Filipe Menezes e começou por explicar que a mesma “tem um significado muito especial e é resultado de muito trabalho, esforço e dedicação”.