Ensino Superior: Reitores enaltecem ocupação de 87% das vagas nas universidades

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 set (Lusa) -- O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) considera "especialmente relevante "o preenchimento de 87% das vagas do ensino universitário na primeira fase do concurso, encarando-o como um sinal de "grande confiança por parte dos jovens portugueses".

"Isto é um resultado muito bom, muito importante, que significa que, numa fase em que estão preocupadas com o seu futuro, continuam a acreditar que as universidades são a grande solução da qualificação superior", afirmou, em declarações à agência Lusa, o presidente do CRUP, António Rendas.

Aliás, no comunicado divulgado pelo Conselho de Reitores, vinca-se que o preenchimento de 87% das vagas "é especialmente relevante num contexto de retração de procura de formação superior".

Já os cursos nos politécnicos registaram 58% de taxa de ocupação das vagas nesta primeira fase de concurso.

Numa análise aos resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior, hoje divulgados, o CRUP diz ainda que as universidades públicas mostram ter uma oferta de cursos adequada à procura dos alunos, uma vez que houve 1,07 candidatos por vaga, quando analisadas as primeiras opções dos estudantes.

"Demonstra a adequação da oferta disponibilizada à procura verificada", sintetiza o CRUP.

António Rendas sublinhou ainda que dos 73 cursos sem qualquer aluno colocado nesta primeira fase, apenas 10 são lecionados em universidades públicas, o que representa 14% do total.

Também a percentagem de cursos com a totalidade de vagas ocupadas já na primeira fase voltou a aumentar, situando-se nos 60%, depois de ter descido em 2013, altura em que se situou nos 56%.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.