Câmara de Aveiro abre concurso para alargar Ponte no Canal das Pirâmides por 1,6 milhões

Câmara de Aveiro abre concurso para alargar Ponte no Canal das Pirâmides por 1,6 milhões
Foto: CM Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Aveiro aprovou esta quinta-feira, na sua reunião pública, a abertura do concurso público para o alargamento da Ponte do Canal das Pirâmides, com o preço base de cerca de 1,6 milhões de euros.

Segundo uma nota camarária, a empreitada tem um valor base de 1.619.238,53 euros e um prazo de execução de 540 dias.

“A nova infraestrutura, paralela à ponte existente, permitirá melhorar os fluxos de mobilidade, reforçar a segurança rodoviária e contribuir para a redução das emissões associadas a congestionamentos, promovendo uma circulação mais fluida e eficiente — um contributo direto para a qualidade ambiental urbana”, refere a autarquia.

Durante a reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara esclareceu que será criado um segundo tabuleiro ao lado da ponte das eclusas que servirá para o atravessamento rodoviário no sentido sul-norte e a ponte que já existe será usada para o sentido inverso. A nova travessia irá dispor também de corredores de ciclovia.

Ribau Esteves explicou ainda que a autarquia decidiu retirar do projeto base uma rotunda do lado da antiga lota, justificando que “não fazia sentido tomar já decisões”, porque ainda está a decorrer a elaboração do projeto da nova urbanização naquela zona.

A decisão foi aprovada por unanimidade com os votos a favor da maioria PSD/CDS/PPM e dos vereadores do PS.

Apesar de inicialmente ser contra a ideia, o vereador socialista Fernando Nogueira reconhece que a ponte se tornou necessária e espera que esta infraestrutura ajude a libertar as travessias automóveis no bairro da Beira-Mar.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Lítio. Associação local acusa Estado de sustentar exploração mineira em Boticas

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou o Estado de sacrificar a comunidade e legitimar e sustentar a mina de lítio, em Boticas, com um investimento de 110 milhões de euros.