Câmara de Aveiro abre concurso para alargar Ponte no Canal das Pirâmides por 1,6 milhões
Porto Canal/Agências
A Câmara de Aveiro aprovou esta quinta-feira, na sua reunião pública, a abertura do concurso público para o alargamento da Ponte do Canal das Pirâmides, com o preço base de cerca de 1,6 milhões de euros.
Segundo uma nota camarária, a empreitada tem um valor base de 1.619.238,53 euros e um prazo de execução de 540 dias.
“A nova infraestrutura, paralela à ponte existente, permitirá melhorar os fluxos de mobilidade, reforçar a segurança rodoviária e contribuir para a redução das emissões associadas a congestionamentos, promovendo uma circulação mais fluida e eficiente — um contributo direto para a qualidade ambiental urbana”, refere a autarquia.
Durante a reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara esclareceu que será criado um segundo tabuleiro ao lado da ponte das eclusas que servirá para o atravessamento rodoviário no sentido sul-norte e a ponte que já existe será usada para o sentido inverso. A nova travessia irá dispor também de corredores de ciclovia.
Ribau Esteves explicou ainda que a autarquia decidiu retirar do projeto base uma rotunda do lado da antiga lota, justificando que “não fazia sentido tomar já decisões”, porque ainda está a decorrer a elaboração do projeto da nova urbanização naquela zona.
A decisão foi aprovada por unanimidade com os votos a favor da maioria PSD/CDS/PPM e dos vereadores do PS.
Apesar de inicialmente ser contra a ideia, o vereador socialista Fernando Nogueira reconhece que a ponte se tornou necessária e espera que esta infraestrutura ajude a libertar as travessias automóveis no bairro da Beira-Mar.
