Centro de Inovação Carlos Fiolhais na Maia quer ser "inspiração" para jovens

Centro de Inovação Carlos Fiolhais na Maia quer ser "inspiração" para jovens
| Norte
Porto Canal/Agências

A cidade da Maia inaugurou esta quinta-feira o Centro de Inovação Carlos Fiolhais que pretende ser “uma inspiração” para os jovens do concelho e “um espaço de exploração e desenvolvimento das competências científicas, digitais e tecnológicas”.

Em declarações à Lusa, a vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, no distrito do Porto, Emília Santos, explicou que aquela nova valência vai proporcionar aos jovens do concelho “condições para desenvolver projetos individuais ou colaborativos” em áreas como a robótica, a eletrónica, a inteligência artificial, a impressão 3D e modelação, o design gráfico, as artes e a multimédia.

O Centro de Inovação Carlos Fiolhais resulta de um investimento de 1.5 milhões de euros, apoiado pelo Programa NORTE 2030 e pela medida «Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar, contando com o apoio o CDI | CENTER OF DIGITAL INCLUSION, uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital.

“O Centro de Inovação Carlos Fiolhais reflete a nossa ambição de proporcionarmos, aos jovens da Maia, um espaço de exploração e desenvolvimento das competências científicas, digitais e tecnológicas”, referiu a autarca.

O novo centro, adiantou, foi “desenhado para inspirar as novas gerações a investirem no seu conhecimento, na sua criatividade, encorajando-as a inovarem e a pensarem criticamente”.

Com um projeto desenhado “para já” para os próximos quatro anos, o novo centro da cidade da maia quer alcançar mais de 4800 jovens, com idades entre os 12 e os 18 anos, mas a autarquia já pensa mais além: “A fase seguinte terá como objetivo criar ligação ao tecido empresarial e tecnólogo sedeado na Maia, estimulando, ainda mais, o espírito inovador e empreendedor nas novas gerações”.

Quanto à escolha do nome para aquele centro, Emília Santos referiu que é uma “homenagem a um dos grandes nomes da Ciência e da Educação em Portugal, com amplo reconhecimento na comunidade científica internacional”.

“Carlos Fiolhais tem uma obra e um percurso ímpares, que servem de inspiração para o trabalho que se quer fazer neste centro de inovação”, salientou.

A escolha do edifício para instalar a nova valência recaiu sobre um edifício no centro da cidade “mas não por acaso”.

“Conseguimos a recuperação de um edifício que já faz parte da memória coletiva da cidade, que estava desperdiçado e que é de uma enorme centralidade e facilidade de acesso para os jovens e com possibilidade de se adequar as diferentes áreas às valências que o centro quer desenvolver", explicou.

À Lusa, o diretor executivo do CDI, João Baracho, salientou a mais-valia do novo Centro de Inovação Carlos Fiolhais: “Este é um projeto vocacionado para os jovens que vai permitir a criação de laboratórios de criatividade em várias áreas e produzir ideias próprias.

“Vamos capacitar com tecnologia estas gerações de modo a promover a inclusão destes jovens nas mais diversas áreas”, disse.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Lítio. Associação local acusa Estado de sustentar exploração mineira em Boticas

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou o Estado de sacrificar a comunidade e legitimar e sustentar a mina de lítio, em Boticas, com um investimento de 110 milhões de euros.