Valongo quer remoção urgente de bidões contendo resíduos tóxicos encontrados em mata
Porto Canal/Agências
A Câmara de Valongo vai tratar com urgência, pressupondo tratar-se de resíduos perigosos, da remoção de mais de 20 bidões descobertos na quarta-feira numa mata junto a uma ribeira em Alfena, revelou esta quinta-feira à Lusa o município.
A operação, que será feita com recurso a um operador licenciado contratado pela autarquia do distrito do Porto, acontece após alguns dos bidões terem começado a verter resíduos tóxicos, descreveu o município em resposta ao pedido de esclarecimento.
“Confirma-se o crime ambiental na freguesia de Alfena, junto à freguesia de Folgosa, na Maia, cuja participação às autoridades competentes (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana - SEPNA da GNR) foi feita logo que o município de Valongo teve conhecimento do mesmo”, assinala a autarquia.
Os custos estimados são na ordem dos 4.300,00 euros acrescidos de IVA, mas a despesa, sublinha a autarquia, poderá aumentar “se a extensão de solo contaminado for superior à estimativa que esteve na base do orçamento”, sublinhando fonte do município que a intenção “é fazer o procedimento com urgência”.
Neste processo, avança o município, “serão removidos para tratamento os solos que apresentarem sinais de contaminação”.
A autarquia, apesar de “desconhecer o tipo de material” em causa, optou por tratar o material como “Resíduos Orgânicos contendo Substâncias Perigosas”.
“Uma vez que os resíduos foram depositados próximo de uma linha de água, a situação está a ser monitorizada pelos guarda-rios do Corredor do Rio Leça e por dois vigilantes afetos ao Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Valongo”, prossegue a resposta à Lusa.
O Município de Valongo apela a que quem tenha informações sobre este e outros crimes ambientais informe de imediato o SEPNA da GNR através da Linha SOS Ambiente 808 200 520.
A Lusa tentou também junto do SEPNA saber se havia suspeitos do crime e se já havia detidos, mas até ao momento não obteve resposta.
