Festival “Que Jazz É Este?” chega a Viseu, Tondela e Carregal do Sal em julho

Festival “Que Jazz É Este?” chega a Viseu, Tondela e Carregal do Sal em julho
Foto: Que Jazz É Este?
| Norte
Porto Canal/Agências

O festival “Que Jazz É Este?” vai chegar a Viseu, Tondela e Carregal do Sal em julho, com concertos, ‘jam sessions’, oficinas e rádio ao vivo, integrados numa programação assente nos conceitos de acessibilidade e diversidade.

Organizada pela Gira Sol Azul e financiada pelo programa Eixo Cultura do município de Viseu, a 13.ª edição do festival, que foi apresentada esta quarta-feira, acontecerá entre 9 e 20 de julho.

“Temos um bloco de 12 dias de programação e mais parcerias com municípios da região, o que achamos que é importante. Claro que Viseu continua a ser o nosso grande eixo em termos de financiamento, mas alargámos estas parcerias”, afirmou Ana Bento, da Gira Sol Azul.

Em Tondela, no dia 11, o coletivo Gira Sol Azul, constituído por dez músicos que vivem na região de Viseu (dois dos quais jovens), vai partilhar o palco com o cabo-verdiano Tito Paris, no Novo Ciclo ACERT.

“Estamos muito felizes por termos concretizado a possibilidade deste convidado que já andávamos a namorar há muito tempo, o Tito Paris, uma lenda incontornável da música cabo-verdiana”, frisou Ana Bento, acrescentando que o concerto se repetirá no dia 19, no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu.

O festival “Que Jazz É Este?” chegará ao recinto da feira semanal de Carregal do Sal no dia 13, onde a Gira Big Band – um coletivo que integra jovens músicos da região - fará um tributo à cantora Vera Lúcia.

Segundo Ana Bento, “continua a haver muita gente que não sabe quem foi Vera Lúcia, uma personagem peculiar que nasceu em Viseu”, mas emigrou muito nova para o Brasil, onde se consagrou como cantora nos anos 1950-60.

A responsável sublinhou que este festival aposta no envolvimento das escolas e dos jovens estudantes de música. O Jazz ao Domicílio, que permitirá a quem está no Hospital Psiquiátrico, no Internato Victor Fontes e no Estabelecimento Prisional de Viseu ter acesso a concertos, é um dos exemplos.

“Levamos um trabalho original, uma banda sonora composta pela jovem trompetista Jasmim Pinto para o filme ‘The Playhouse’, de Buster Keaton”, explicou, acrescentando que o festival nunca levou um filme-concerto a estas instituições.

O público em geral poderá assistir a este filme-concerto na semana seguinte, na Casa do Miradouro.

O jazz andará pelas ruas no dia 12, com um combo da Escola Profissional da Serra da Estrela, partindo do Rossio e atravessando-se no caminho das pessoas com a intenção de “espalhar a notícia de que o festival já está a acontecer”, disse Ana Bento.

No dia 16, no Carmo’81, irá realizar-se pela primeira vez o “So what? Encontro de escolas”, para promover o encontro e o intercâmbio entre alunos de escolas profissionais de música.

No Parque Aquilino Ribeiro, o “palco maior” do festival, poderão também ouvir-se as sonoridades da saxofonista Camila George (dia 18), considerada uma das mais importantes vozes da nova cena do jazz londrino, e de New Max (dia 20), dos Expensive Soul.

New Max (Tiago Novo) fechará a programação do festival “Que Jazz É Este?” com o seu trabalho “Phalasolo”, numa “homenagem à música negra e num apelo a que se consuma mais cultura portuguesa”.

Ana Bento contou que o Parque Aquilino Ribeiro “é um sítio onde as famílias e as pessoas mais solitárias passeiam no verão à noite e são apanhadas pelo festival, ficam e deixam-se contaminar para o resto da programação”.

No Teatro Viriato, o trio da jovem compositora suíça Marie Kruttli apresentará, no dia 19, “um projeto mais experimental, com uma linguagem bastante cinematográfica, muito dinâmica”.

Será “um concerto muito surpreendente, que complementa as outras linguagens e estéticas” incluídas na programação, avançou Ana Bento, acrescentando que todas as atividades do festival são de entrada livre.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Lítio. Associação local acusa Estado de sustentar exploração mineira em Boticas

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou o Estado de sacrificar a comunidade e legitimar e sustentar a mina de lítio, em Boticas, com um investimento de 110 milhões de euros.