"Problemas na entrega de materias" atrasam abertura de novo espaço para feiras no Porto

João Nogueira
A empreitada do futuro Feiródromo de Campanhã derrapou e a Câmara do Porto expecta que o espaço se abra às feiras da cidade no final deste mês de junho, um mês depois do que havia sido anunciado. A vereação explicou que na base do atraso estão problemas no fornecimento de material.
Ver esta publicação no Instagram
À margem da reunião de executivo municipal desta segunda-feira, a vereadora Filipa Correia Pinto, que detém os pelouros das Atividades Económicas e o da Fiscalização, explicou que a obra atrasou cerca de um mês e que o novo prazo apontado é para o final do mês de junho.
“Estava prevista a conclusão da obra para o final de maio. Se efetivamente a obra se concluir no tempo que está neste momento assinalado, a obra será inaugurada no final de junho. Em caso contrário, será inaugurada no início de julho”, explicou a vereadora.
Aos jornalistas, Filipa Correia Pinto explicou que na base do atraso está “um problema com o fornecimento de um determinado material, sem o qual a obra não se pode concluir”. “É uma questão que à GO Porto e ao município do Porto são alheios”, acrescentou.
Era fevereiro de 2023 quando a Câmara do Porto apresentou o anteprojeto do novo equipamento para receber as feiras da Vandoma e Cerco. O primeiro concurso para a concretização da obra ficou deserto e tinha o valor base de 651 mil euros. No ano passado, a autarquia lançou o segundo procedimento e a intervenção foi adjudicada à Empribuild por 820 mil euros.
O novo recinto vai nascer junto à paragem de metro Nasoni e terá capacidade para receber 152 feirantes, 35 dos quais da extinta feira do Cerco.
Numa visita à obra, no início deste ano, Rui Moreira revelou que a autarquia não procura naquele espaço uma “fonte de receita municipal”, sendo aquele “um investimento que está a ser feito para manter uma atividade ancestral na cidade”. Por isso, e após queixas e preocupações dos comerciantes, o autarca assegurou que o preço das bancas manter-se-á.