FC Porto: Alan Varela renova até 2030

FC Porto: Alan Varela renova até 2030
| Desporto
Porto Canal

O dicionário da língua portuguesa define o pêndulo como um disco metálico que oscila isocronamente, comunica e regula o movimento do mecanismo do relógio. Esse substantivo assenta na perfeição a Alan Varela, o pêndulo que oscila no meio-campo consoante a trajetória da bola, comunica de viva-voz com os colegas e dita o ritmo de jogo - caraterísticas que lhe renderam 37 titularidades e 3.144 minutos na presente temporada, além de uma renovação de contrato até 2030. A cláusula de rescisão passa de 65 para 75 milhões de euros.

Nascido nos arredores de Buenos Aires com o mesmo sonho de tantos outros meninos argentinos, cedo ingressou nas escolinhas do Barcelona em Luján, onde aprendeu a arte que o distingue. O convite que sempre quis receber chegou aos 11 anos, quando passou a vestir as cores do Boca Juniors. Sempre a subir de escalão, iniciou-se nos treinos com os seniores em 2019, altura em que assinou o primeiro vínculo profissional da carreira e em que se estreou na seleção sub-20 albiceleste. Os primeiros minutos pelo emblema do coração chegaram nos primórdios da época seguinte.

Ergueu a primeira de duas Taças da Liga em 2020 e a essa Copa Diego Armando Maradona juntou outra Taça da Argentina na mesma campanha. Conquistou definitivamente um lugar nos onzes dos vários treinadores que o orientaram e estreou-se a marcar em competições oficiais ao assinar o golo número 8.000 da história xeneize. Já depois de se assumir como um dos donos da braçadeira, sagrou-se Campeão Argentino em 2022 e voou da Bombonera para o Dragão.

“Contente por chegar a um clube tão grande como o FC Porto” e deslumbrado perante “um estádio lindo”, o sul-americano logo mostrou vontade de “começar a trabalhar de imediato para merecer a confiança do treinador” e prometeu aos adeptos sacrificar-se “em prol da equipa, tentar disputar o máximo de jogos possível e estar a cem por cento em todos eles”. Dito e feito.

Depois de disputar 44 encontros e de faturar em dois consecutivos - fez o gosto ao pé na goleada caseira frente ao Moreirense (5-0), em que também completou duas assistências, e voltou a marcar em Faro (3-1) -, Alan Varela arrancou 2024/25 da melhor forma, juntando a 24.ª Supertaça à 20.ª Taça de Portugal, e está prestes a igualar o número de jogos de 2023/24.

Com a chegada de Martín Anselmi ao comando técnico, o compatriota assumiu um papel de ainda maior relevância, principalmente no que à distribuição diz respeito, tendo acertado 88% dos passes nas 14 jornadas às ordens do treinador argentino - só falhou a 32.ª, devido a castigo.

Em vésperas do Mundial de Clubes, o internacional olímpico sonha “ir o mais longe possível” na competição. Em entrevista à FIFA, revelou que será “muito especial” defrontar Lionel Messi, astro que considera ser “o melhor do mundo”, mas frisou: “Vamos dar o nosso melhor para vencer esse e todos os outros encontros. Este torneio é muito especial porque nos permite enfrentar grandes equipas. Devo isso ao FC Porto”.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): José Luís Ferreira estreia-se a marcar em Europeus

A seleção portuguesa de andebol empatou com a Macedónia do Norte (29-29) na segunda jornada do Campeonato da Europa e passou a somar três pontos no Grupo B.

FC Porto: A décima consecutiva chegou em Guimarães. Crónica de jogo

O FC Porto venceu o Vitória SC em Guimarães (1-0) e continua isolado na liderança da Liga Portugal, agora com 52 pontos. Alan Varela, aos 85 minutos, colocou gelo num jogo a ferver e permitiu aos azuis e brancos chegarem à dezena de jogos consecutivos sempre a vencer no campeonato.

FC Porto: Alan Varela e Diogo Costa em destaque no Minho

Médio foi o MVP da Liga e o capitão levou para casa o prémio Clean Sheet na 18.ª jornada (1-0).