FC Porto: A décima consecutiva chegou em Guimarães. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto venceu o Vitória SC em Guimarães (1-0) e continua isolado na liderança da Liga Portugal, agora com 52 pontos. Alan Varela, aos 85 minutos, colocou gelo num jogo a ferver e permitiu aos azuis e brancos chegarem à dezena de jogos consecutivos sempre a vencer no campeonato.
Francesco Farioli mudou duas peças face ao onze que havia alinhado de início no clássico - Alberto Costa entrou para o lado direito da defesa e Alan Varela substituiu o castigado Pablo Rosario na posição mais recuada do meio-campo - e viu a equipa resiliente a defender perante uma entrada agressiva do conjunto que havia acabado de vencer a Taça da Liga.
Ainda assim, a melhor oportunidade de golo da etapa inaugural pertenceu a Samu, da marca dos onze metros. Alberto foi derrubado por Lebedenko na área, João Gonçalves apontou para a zona de penálti e o avançado acertou com estrondo na trave perante um guarda-redes vitoriano já batido (26m). À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, Pepê também esteve perto de marcar, mas Camara tirou a bola em cima da linha e foi posteriormente assinalado um fora de jogo a Martim Fernandes no decorrer do lance.
Regressados ao relvado com o nulo no marcador, os Dragões assumiram as rédeas do jogo e Gabri Veiga, já dentro da área, criou perigo aos 53 minutos, ainda antes de sair para a entrada de Rodrigo Mora - Pepê também deu lugar a William Gomes -, de Alan Varela testar Castillo (62m) e de Diogo Costa, uma autêntica muralha, tapar os caminhos da baliza a Lebedenko (67m).
Alan Varela isolou Borja Sainz logo de seguida e o extremo espanhol acertou no poste, Rodrigo Mora viu o seu remate sair muito perto da baliza (72m) e Oskar Pietuszewski estreou-se aos 75 minutos. O jovem polaco, que entrou ao mesmo tempo que Deniz Gül, recebeu com a coxa à esquerda, entrou na área e foi derrubado pelo já amarelado Telmo Arcanjo aos 80. Tiago Martins aconselhou João Gonçalves a ir ao monitor, o árbitro assinalou penálti e, chamado a bater, Varela mostrou total frieza e classe para deslocar Castillo e colocar a bola junto ao poste.
Bednarek entrou por troca com Alberto Costa, Pietuszewski voltou a ultrapassar Arcanjo e ditou a expulsão do adversário, o 1-0 manteve-se até ao triplo apito final do juiz e os portistas que esgotaram o setor visitante do D. Afonso Henriques prolongaram os festejos para lá da hora.
