IP contrata instalação de abrigos nas estações de Leça do Balio e S. Mamede Infesta

IP contrata instalação de abrigos nas estações de Leça do Balio e S. Mamede Infesta
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) contratou a instalação de três dos seus abrigos-tipo nas estações de Leça do Balio e São Mamede de Infesta, na Linha de Leixões, consultou a Lusa.

De acordo com informação publicada no portal de contratação pública Base e consultada esta segunda-feira pela Lusa, a IP contratou à empresa José Pereira Remelhe & Filhos, por 282.182,50 euros, uma empreitada de "melhoria das condições de segurança e conforto" nas estações de Leça do Balio e São Mamede de Infesta, em Matosinhos (distrito do Porto), parte da Linha de Leixões.

Segundo os desenhos do concurso consultados pela Lusa, as intervenções mais relevantes são a instalação de dois abrigos-tipo de betão da IP (com espaço para máquina de venda automática) em São Mamede de Infesta e de um idêntico em Leça do Balio.

A empreitada tem um prazo de 90 dias a contar de 22 de maio.

Em 12 de março, a IP já tinha adiantado que as estações de Leça do Balio e São Mamede de Infesta, na Linha de Leixões, iriam receber obras de beneficiação da sinalética, abrigos, mobiliário urbano, informação ao público e máquinas de venda e validação, segundo a Infraestruturas de Portugal.

De acordo com uma resposta da Infraestruturas de Portugal (IP) à Lusa, "a IP tem programado desenvolver este ano uma empreitada de beneficiação das condições de segurança e conforto nas Estações de Leça do Balio e São Mamede de Infesta".

A IP referiu que as intervenções serão realizadas "ao nível do reforço da sinalética, de melhoria dos abrigos, do mobiliário urbano, instalação de expositores para informação ao público, a execução de infraestruturas para instalação de equipamentos de venda e validação, bem como a colocação de guarda-corpos para reforçar a segurança no embarque/desembarque".

Apesar de novos apeadeiros em Hospital São João e Arroteia, e de terem sido instaladas novas plataformas em São Gemil e Contumil, a estação de Leça do Balio não conta com um único abrigo e está emparedada, estando as estações de São Mamede de Infesta e São Gemil também fechadas.

Em 24 de fevereiro, a Lionesa alertou que a "falta de conforto e infraestruturas de acesso" na Linha de Leixões podem comprometer o sucesso da reativação, mostrando-se disponível para "criar condições" em Leça do Balio, estação próxima ao seu centro empresarial.

"O trajeto ainda carece de intervenção para garantir uma experiência de mobilidade mais eficiente e acessível", considerando que, "sem um plano de investimento e requalificação que contemple estas necessidades, a linha corre o risco de não atingir o seu verdadeiro potencial como solução estruturante para a mobilidade da região".

O serviço de passageiros efetua paragem em Porto-Campanhã, Contumil, São Gemil, Hospital São João (novo apeadeiro) São Mamede de Infesta, Arroteia (novo apeadeiro) e Leça do Balio. Para já, ficou de fora a reabertura até Leixões.

Em 19 de fevereiro, o presidente da IP, Miguel Cruz, após uma viagem na linha, assinalou ser precisa a "melhoria das estações e recuperação das estações, que é um trabalho que necessariamente tem de ser feito".

"Foi feita a reabertura desta linha e o sucesso comercial justifica que o trabalho continue", frisou Miguel Cruz.

Quanto à chegada até Leixões, à zona onde está a estação de metro do Senhor de Matosinhos e ligações à rede rodoviária da STCP e Unir, e ao futuro metrobus, "haverá, assim que possível, novidades".

Realizam-se "60 comboios nos dias úteis, 30 em cada sentido, com oferta de dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde", e "aos sábados, domingos e feriados realizam-se 34 comboios, 17 por sentido".

Em 05 de março entrou em funcionamento uma linha de autocarro da Unir, com uma frequência por hora, entre a estação de Leça do Balio e a Câmara de Matosinhos.

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.