Derrame de ácido clorídrico no porto de Leixões "totalmente controlado", afirma APDL

Porto Canal/Agências
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garantiu esta quarta-feira que o derrame de ácido clorídrico no terminal ferroviário de mercadorias de Leixões encontra-se “totalmente controlado”.
O derrame de ácido clorídrico resultante de um contentor parqueado no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, ocorreu às 23h45 de terça-feira.
De acordo com a APDL, a ocorrência foi “prontamente sinalizada e objeto de uma intervenção imediata” por parte das autoridades competentes, com o apoio das equipas de emergência.
“A situação encontra-se, neste momento, totalmente controlada, tendo a fuga sido contida de forma eficaz, sem registo de impactos significativos”, sublinhou.
Os acessos ao porto de Leixões, através da A28, encerrados como medida de precaução, foram reabertos pelas 08h00, encontrando-se a funcionar com normalidade.
A APDL refere ainda que "continuará a acompanhar a situação em articulação com as entidades responsáveis" e reitera "o seu compromisso com a segurança e a proteção ambiental".