Um dos acessos à VCI mais problemáticos no Porto vai entrar em obras durante três meses
João Nogueira
Durante os próximos três meses, o acesso à VCI (Via de Cintura Interna) no nó de Paranhos, para quem circula no sentido Centro do Porto-Ponte do Freixo, vai estar em obras. O acesso vai ganhar duas vias, acabando com a cedência no acesso à autoestrada. A obra põe fim a um problema de obstrução do trânsito para quem está a sair da cidade do Porto.
Ver essa foto no Instagram
O nó de Paranhos é uma das principais portas de saída da cidade, mas o acesso à autoestrada por meio de uma via única é um dos problemas que provoca um engarrafamento do trânsito. Este é, inclusive, um tema discutido por vários especialistas de mobilidade.
Para atenuar os constantes constrangimentos que marcam aquela zona, a Infraestruturas de Portugal adjudicou uma intervenção, que vai decorrer nos próximos três meses, que prevê o alargamento do acesso.
De acordo com o contrato consultado pelo Porto Canal, a intervenção no valor superior a meio milhão de euros, prevê uma “melhoria da via no sentido Porto Centro- Ponte do Freixo, mais propriamente o alargamento para acomodar duas vias, após a convergência do ramo com o sentido Paranhos-Ponte do Freixo, ligando as duas vias existentes na plena via da Via de Cintura Interna”.
Ao Porto Canal a Infraestruturas de Portugal referiu que poderão acontecer eventuais condicionamentos de trânsito durante a empreitada, mas que os mesmos serão feitos sempre em horário noturno, entre as 23 e as 6 horas.
Problema antigo
Já no final de 2022 o Porto Canal dava conta dos problemas que marcavam aquele ponto, depois da troca de prioridades no nó já no final da Rua de Faria Guimarães.
Na origem do problema está a troca de um sinal de cedência de passagem, que passa a dar prioridade aos automobilistas que chegam à VCI vindos de Paranhos e Asprela.
A alteração foi feita para aliviar a sinistralidade grave que ocorria ali frequentemente, mas que, anos depois, continua a marcar aquele ponto.
