Presidente da Câmara de Aveiro aponta arranque da obra do hospital só para 2027

Presidente da Câmara de Aveiro aponta arranque da obra do hospital só para 2027
| Norte
Porto Canal/ Agências

O presidente da Câmara de Aveiro apontou para 2027 o arranque da obra de ampliação do hospital local, afirmando que a frase de Luís Montenegro, que disse esperar que a empreitada pudesse começar em outubro, não é feliz.

“É possível a ampliação do hospital estar em obra em outubro de 2025? É absolutamente impossível. É possível a ampliação do hospital estar em obra em outubro de 2026? É absolutamente impossível”, afirmou o autarca do PSD na noite de quarta-feira, durante o período antes da ordem do dia da Assembleia Municipal de Aveiro.

Ribau Esteves respondia assim ao deputado do Bloco de Esquerda João Moniz a propósito da requalificação do hospital de Aveiro e da declaração feita pelo líder do PSD e primeiro-ministro no domingo, durante a apresentação do candidato do PSD/CDS/PPM à presidência da Câmara local, Luís Souto Miranda.

Na ocasião, Montenegro referiu que o processo de construção da nova unidade ambulatória, que constitui também a ampliação do hospital, estava em curso, e afirmou esperar que em outubro, quando o novo presidente da Câmara tomar posse, já esteja na fase de obra.

Ribau Esteves disse que a frase de Luís Montenegro “não é uma frase feliz”, mas assegurou que o chefe do Governo “não quer enganar ninguém” e “não estava ali num discurso com cuidado e com pormenor a falar da matéria”.

O autarca fez um ponto de situação do projeto, referindo que o primeiro concurso de contratação do projetista foi anulado, devido a um erro no procedimento, e foi lançado um segundo concurso, havendo três empresas candidatas.

Se tudo correr bem, disse, "podemos ter projetista a começar a trabalhar em julho, agosto", admitindo que o concurso público possa ser lançado no verão do próximo ano, com a empreitada a começar no primeiro trimestre de 2027.

“Portanto, qualquer um de nós que saiba com o pormenor da matéria, que tenha a calma e um enquadramento de discussão política tranquilo, como estamos a ter aqui, não pode dizer coisa diferente daquela que eu acabei de dizer, e relembrar que fiz uma análise positiva das várias etapas”, observou.

O autarca apelou ainda a todos para fazerem um ‘lobby’ de cidadania para garantir a pressão sobre todos os agentes importantes neste processo para que as etapas aconteçam e não alimentar “tricas absurdas neste processo”.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Lítio. Associação local acusa Estado de sustentar exploração mineira em Boticas

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou o Estado de sacrificar a comunidade e legitimar e sustentar a mina de lítio, em Boticas, com um investimento de 110 milhões de euros.