Nova proposta para Gaia tira ligação direta do TGV à Linha Amarela do Metro do Porto

Nova proposta para Gaia tira ligação direta do TGV à Linha Amarela do Metro do Porto
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A proposta da LusoLav de deslocalizar a estação ferroviária de alta velocidade de Gaia de Santo Ovídio para Vilar do Paraíso retira a ligação direta à Linha Amarela do Metro do Porto, apesar de propor uma extensão da Linha Rubi.

De acordo com uma proposta do consórcio das empresas Mota-Engil, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro, Casais, Conduril e Gabriel Couto, responsável pelo primeiro troço da linha ferroviária de alta velocidade (Porto - Oiã), a que a Lusa teve acesso, há a intenção do consórcio de deslocalizar a estação ferroviária de alta velocidade de Gaia da zona de Santo Ovídio para Vilar do Paraíso.

Tal alteração, se autorizada e aprovada pela Infraestruturas de Portugal (IP), implica que a ligação prevista à Linha Amarela, quer nas estações de metro D. João II (onde também estava previsto um terminal rodoviário) e Santo Ovídio seja abandonada, já que estava previsto que em Santo Ovídio confluíssem a linha de alta velocidade e as Linhas Amarela e Rubi do Metro do Porto.

Em compensação, o consórcio Lusolav propõe a construção de uma extensão da Linha Rubi, atualmente em construção, até à nova estação em Vilar do Paraíso, "com a criação de uma estação intermédia em Laborim", pode ler-se na Memória Descritiva do projeto a que a Lusa teve acesso.

Assim, para chegar à Linha Amarela, os passageiros teriam de efetuar uma viagem e um transbordo, ao invés de ter acesso direto em Santo Ovídio.

Os documentos municipais sobre a proposta referem que "relativamente ao prolongamento da Linha Rubi desde a estação de Santo Ovídio, importa referir que, dada a elevada densidade e sobreposição de infraestruturas neste local, esta obra afigura-se bastante complexa, obrigando a desviar o acesso rodoviário para poente, sobre um talude ajardinado, adivinhando-se impacto negativo, face à proximidade aos edifícios de habitação existentes".

O LusoLav propôs ainda "custos repartidos entre o consórcio (obra pesada) e a Metro do Porto (instalação da linha e dos respetivos equipamentos)" para a ligação à possível nova estação.

Os serviços municipais dizem ainda que, apesar da estação poder ser retirada de Santo Ovídio, entre as atuais estações de metro Santo Ovídio e D. João II, "o município deverá dar continuidade ao Plano de Pormenor que está em elaboração para o local".

De acordo com uma proposta para desenhada pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets para a atual rotunda de Santo Ovídio, que deveria ser o ponto de confluência das linhas de alta velocidade ferroviária e das linhas Amarela e Rubi do Metro do Porto, está prevista uma praça de 'kiss and ride', ou seja, de tomada e largada de passageiros.

Segundo a versão do plano de novembro de 2023, Joan Busquets fez uma "proposta de pavimentação para unificar o espaço urbano de Santo Ovídio", incluindo a atual rotunda, a parte superior da futura estação da linha Rubi e uma ilha de tráfego situada entre a Avenida da República e a Rua de Soares dos Reis.

O plano visa também unir urbanisticamente a velha capela de Santo Ovídio com a nova igreja paroquial, com recurso a uma pavimentação única entre os edifícios, tornando o espaço que atualmente é uma congestionada rotunda com sete confluências, na prática, numa praça.

Estava também projetado o nascimento de uma "grande praça" junto à estação de metro D. João II para receber a estação ferroviária de alta velocidade de Santo Ovídio, subterrânea, bem como um terminal rodoviário de grande capacidade, tanto para autocarros urbanos como para regionais.

Além da "grande praça" para D. João II, previa-se no plano de pormenor a redução da proeminência viária da Rotunda de Santo Ovídio, transformando-a numa praça.

A proposta de alteração da LusoLav irá a votação numa reunião extraordinária da Câmara de Gaia que se realiza na quinta-feira às 16h00, bem como numa Assembleia Municipal no mesmo dia às 21h00.

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