Nó da A25 em Ílhavo vai ser alterado para melhorar segurança junto à ponte da Barra

Nó da A25 em Ílhavo vai ser alterado para melhorar segurança junto à ponte da Barra
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

Os presidentes da Câmara de Ílhavo e da Administração do Porto de Aveiro reuniram-se na segunda-feira para analisarem a reformulação dos nós de acesso à Autoestrada 25 (A25), designadamente junto à ponte da Barra, revelou esta terça-feira fonte municipal.

De acordo com o presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, em causa está a alteração do nó de acesso à A25, junto à ponte da Barra, para melhorar as condições de segurança, numa obra que será custeada pelo Porto de Aveiro.

“Uma das coisas que propusemos foi a alteração do nó de entrada na A25 e o Porto Aveiro disponibilizou-se para fazer esse investimento para ter uma entrada mais fluente com uma via de aceleração que de momento não existe”, disse à Lusa João Campolargo.

Por seu turno, em declarações à Lusa, o presidente da administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, adiantou que estão já a ser feitas sondagens no nó junto à ponte da Barra, com vista a criar essa faixa de aceleração que facilite a entrada na autoestrada dos pesados de mercadorias provenientes da via portuária.

“É um projeto em que a administração do porto se dispôs a investir e que já articulou com o IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] e com a própria concessionária da A25, que está no nosso plano de atividades”, disse.

Segundo o responsável, trata-se de uma empreitada que representa um investimento de cerca de um milhão de euros.

Da parte do presidente da Câmara de Ílhavo foi também manifestado o interesse na reformulação do “nó da Friopesca” da A25, que serve a vila da Gafanha da Nazaré, e que, segundo o autarca, regista já constrangimentos de trânsito em algumas horas.

“Queremos também estudar o ‘nó da Friopesca’, para que venha a ter uma forma diferente, uma vez que hoje já há algumas horas em que se vê o acumular de trânsito a entrar, o que é um perigo numa autoestrada”, comentou João Campolargo.

Segundo o autarca, esse foi outro dos assuntos analisados na reunião com o presidente da administração do Porto de Aveiro, havendo convergência nas preocupações com a segurança na autoestrada.

“Estivemos a analisar isso e estamos muito interessados em que esses projetos se desenvolvam”, comentou o presidente da Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro.

+ notícias: Norte

Sistema Andante fica disponível na Linha do Vouga a partir de 1 de maio

O sistema de bilhética Andante vai ficar disponível na Linha do Vouga, entre Espinho-Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), a partir de 1 de maio, anunciaram a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e a CP.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu estará encerrado à circulação rodoviária entre 25 de abril e 21 de setembro, de sexta-feira a domingo, feriados e vésperas de feriados, anunciou a Câmara Municipal.

Matosinhos vai instalar informação digital em 50 paragens de transporte público

A Câmara de Matosinhos lançou esta terça-feira um concurso público de 292,5 mil euros para instalar informação digital em 50 paragens de transporte público, incluindo horários em tempo real, foi divulgado.