Câmara de Ílhavo admite concessionar novas travessias do Canal de Mira

Câmara de Ílhavo admite concessionar novas travessias do Canal de Mira
Foto: Website Visit Ílhavo
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Município de Ílhavo, enquanto autoridade de transportes, admite concessionar duas novas ligações fluviais no Canal de Mira, entre a "Bruxa" e a Costa Nova e entre o Forte e a Barra.

Segundo revelou à Lusa João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, um investidor privado manifestou interesse em explorar para fins turísticos a ligação entre estes pontos.

No caso da travessia entre a Gafanha da Encarnação e a Praia da Costa Nova, o investidor já possui cais próprio na "Bruxa", faltando definir o ponto de atracagem na outra margem.

Refira-se que, até 2006, existiu a “barca de passagem” entre a Bruxa e a Costa Nova, que assegurava o transporte regular de pessoas e haveres entre as duas margens, já que as duas pontes existentes à época, uma no Forte e outra na Vagueira, eram distantes.

A intenção do Município é concessionar a ligação, retomando a travessia sensivelmente no mesmo local.

Já a outra ligação fluvial que poderá vir a ser concessionada será entre o Jardim Oudinot, do lado do Forte, e a Praia da Barra, em área que pertence ao domínio do Porto de Aveiro.

Instado a pronunciar-se sobre a possível concessão, o presidente da Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, manifestou-se recetivo a ter um ponto de atracagem do lado do Forte, a uma ligação turística à Praia da Barra.

Se a margem do Jardim Oudinot já está praticamente preparada para receber embarcações e até lá está o navio-museu Santo André, do lado da Barra Eduardo Feio imputa ao futuro concessionário o encargo de construir a estrutura de amarração e desembarque.

Refira-se que a localidade do Forte, onde se situava a antiga ponte da Barra que veio a ser demolida após ser construída a nova ponte, entre a Barra e a Costa Nova, serve também de ancoradouro ao “ferryboat” da Câmara de Aveiro, que liga a São Jacinto.

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