Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
| Norte
Porto Canal/Agências

O centro histórico de Viseu estará encerrado à circulação rodoviária entre 25 de abril e 21 de setembro, de sexta-feira a domingo, feriados e vésperas de feriados, anunciou a Câmara Municipal.

“Entre 25 de abril e 21 de setembro de 2025, o Município de Viseu convida toda a comunidade a redescobrir o Centro Histórico da cidade com menos carros e mais espaço para as pessoas”, desafiou a autarquia liderada por Fernando Ruas.

Sob o mote “Centro histórico sem carros”, o executivo destacou numa nota de imprensa que o encerramento ao trânsito terá lugar às sextas-feiras e vésperas de feriado entre as 19:00 e as 02:00; aos sábados entre as 16:00 e as 02:00; e aos domingos e feriados, entre as 15:00 e as 20:00.

Esta iniciativa tem como objetivo “a promoção de um centro histórico amigo do ambiente, sem carros, promovendo uma circulação segura e confortável para viseenses, visitantes e turistas, que residem ou visitam” a cidade.

Com a Polícia Municipal de Viseu a ser responsável pela realização dos respetivos cortes de trânsito, acompanhando e prestando apoio no terreno, o executivo municipal referiu que a interdição contempla os principais acessos à zona antiga da cidade.

Em dias em que existam espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte será realizado no início da travessa da Misericórdia. Esta mesma artéria será a via de acesso nos horários de culto e cerimónias religiosas na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia.

“Os moradores da zona histórica, pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada e clientes das unidades hoteleiras terão acesso autorizado, excecionalmente, pela Porta do Soar”.

+ notícias: Norte

Mulher acusada de vender filho recém-nascido por 2.500 euros a casal de Gondomar

O Ministério Público (MP) acusou uma mulher de vender o filho recém-nascido por 2.500 euros a um casal de Gondomar, também constituído arguido no processo, adiantou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Crimes contra a propriedade em Matosinhos sobem 14% em janeiro e fevereiro de 2026

A PSP registou em janeiro e fevereiro um aumento de 14% de crimes contra a propriedade em Matosinhos, comparando com igual período de 2025, com especial incidência para furtos no interior de veículo e estabelecimentos.

Plano estratégico do porto de Leixões prevê marina do lado da praia de Matosinhos

O plano estratégico do porto de Leixões 2025-2035 prevê a instalação de uma marina no extradorso do molhe sul da infraestrutura, ou seja, do lado da praia de Matosinhos, de acordo com o documento.