Fogo que lavra no distrito de Bragança obriga a reforço de meios

| Norte
Porto Canal

O dispositivo de combate ao incêndio que atinge os concelhos transmontanos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo foi reforçado com mais bombeiros e veículos operacionais.

Às 10:00, chegou ao teatro de operações uma coluna de meios provenientes do Porto, Viseu, Santarém e Coimbra.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, João Henriques, disse que o sentimento das populações é de "preocupação" e receio, por causa de eventuais reacendimentos.

"No momento, e apesar dessa preocupação, há mais tranquilidade comparativamente com o período da noite, que foi de grande sobressalto e as dimensões do incêndio nada têm a ver com as que foram atingidas durante a noite e madrugada ", frisou o autarca.

O fogo já destruiu vários quilómetros de linhas de comunicações, uma caravana, uma viatura ligeira de passageiros e diversos imóveis agrícolas e habitacionais, campos, searas, olivais e amendoeiras, palheiros, anexos de habitações e centenas de hectares de mato.

Na aldeia de Bruçó, no concelho de Mogadouro, a população local, com recurso a tratores agrícolas, conseguiu criar "uma zona tampão", que evitou que o incêndio se aproximasse das habitações.

No entanto, a aldeia das Quintas das Quebradas é aquela que apresenta um cenário mais "desolador" e com prejuízos visíveis.

As chamas consomem mato nas localidades de Castelo Bruçó, Estevais e Bruçó (Mogadouro), Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta), Souto da Velha (Torre de Moncorvo) e Picões/Ferradosa (Alfândega da Fé).

O incêndio, que deflagrou na terça-feira, às 13:47, na localidade de Picões/Ferradosa, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, estendeu-se depois à aldeia das Quebradas, concelho de Mogadouro, por volta das 19:00.

O fogo que já chegou a ter seis frentes e atravessou os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

Segundo o sítio da Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos no combate ao incêndio 627 operacionais, apoiados por 152 veículos e sete meios aéreos. Às 10:00, o incêndio mantinha três frentes ativas.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.