Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens
Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião do executivo, e após ter sido interpelado pelo vereador da CDU, Ricardo Rio ressalvou que muitos daqueles espaços foram, entretanto, reconvertidos para fins habitacionais, ao abrigo da legislação em vigor.

“Temos, obviamente, reporte, como aconteceu no passado e ainda volta a acontecer aqui e além, de casos isolados, de ocorrências que são detetadas, mas dessas ocorrências é preciso também avaliar aquelas que são urbanisticamente legitimadas e as que não são”, referiu.

Rio lembrou que “uma das orientações que foi feita, até por via da legislação nacional, ainda no tempo anterior ao governo, para poder acelerar a disponibilização da habitação, foi a reconfiguração urbanística” de alguns daqueles espaços para fins habitacionais.

“Portanto, saber que estão pessoas hoje a morar num espaço que anteriormente era uma loja não é equivalente a saber que esse espaço não está apto para fins habitacionais”, referiu.

Para o autarca, é importante que as situações detetadas sejam reportadas à Câmara, para serem desencadeados os mecanismos de fiscalização e, se se justificar, contraordenação e de sanção urbanística.

Isto, sublinhou, a par dos mecanismos de apoio à habitação para as pessoas que estejam em causa.

+ notícias: Norte

Chuva cumpre ditado de abril e regressa já esta quarta-feira ao Norte do país

Depois do sol e o aquecimento das temperaturas terem convidado todos a sair de casa e ter levado um gosto do clima de verão aos vários cantos do Norte do país, o mês de abril arranca de forma diferente. Para fazer jus ao ditado “abril águas mil”, perspetiva-se um regresso da chuva para os próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador

A Unir publicou novos horários do lote de Vila Nova de Gaia e Espinho válidos a partir desta terça-feira, cerca de três meses depois de o operador ter feito alterações ao serviço autonomamente, segundo um comunicado.

Mais de 50 mil famílias do Alto Minho com fibra ótica até final de junho

Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração, foi esta terça-feira divulgado.