Festival de mascarados traz 75 grupos de 6 países a Bemposta no concelho de Mogadouro

Festival de mascarados traz 75 grupos de 6 países a Bemposta no concelho de Mogadouro
Foto: Município de Mogadouro
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Encontro de Rituais Ancestrais, que promete trazer 75 grupos de mascarados e mais de 750 figurantes de seis países europeus e do México, regressa a Bemposta, no concelho de Mogadouro, a 5 de abril, anunciou a organização.

Esta localidade do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, promete para este ano um dos maiores festivais de máscaras dos rituais de inverno e de carnaval da Europa, sendo esperados cerca de seis mil visitantes, com principal incidência de espanhói, dada localização desta aldeia do Planalto Mirandês junto à fronteira.

Para o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, a posição geográfica raiana proporciona ao concelho de Mogadouro uma grande relação de proximidade com os povos do outro lado da fronteira, sendo muito comuns os momentos culturais partilhados entre Espanha e Portugal.

“O Encontro de Rituais Ancestrais é um evento eminentemente rural e cultural, revelador das marcas que a história e a tradição deixaram nas terras e nas pessoas, perdurando através do tempo e multiplicando-se em muitos espaços diferentes. A diversidade de latitudes, de máscaras, de línguas e de culturas presentes neste evento é reveladora do seu potencial mobilizador”, destacou o autarca social-democrata.

Marcam presença grupos de mascarados de Espanha, Bulgária, Itália, Bulgária, Roménia, México e Portugal, que serão “uma mostra viva das diferentes expressões da ancestralidade de cada uma das localidades dos vários países".

A presidente da Maschocalheiro – Associação de Bemposta, Amélia Folgado, disse que este festival atrai muitas pessoas, havendo comunidades de imigrantes em Espanha, França e Suíça que marcam as suas férias para esta altura do ano para poder assistir a este desfile de mascarados.

“Esta iniciativa pretende ser uma referência no que diz respeito às figuras ancestrais dos mascarados dos rituais do solstício de Inverno e carnaval na zona transfronteiriça de Portugal e Espanha, a qual tem vindo a crescer de ano para ano”, frisou.

“Pretendemos este ano superar os mais de seis mil visitantes da edição de 2024 e ter um festival verdadeiramente internacional”, frisou

O anfitrião deste encontro é uma das figuras de mascarados mais enigmáticas e antigas da Península Ibérica, conhecida por chocalheiro de Bemposta.

Além do desfile, a programação inclui uma série de atividades complementares, todas elas relacionadas com a tradição do concelho de Mogadouro, seja ao nível do comércio, da gastronomia, da música ou da arte.

Ao início da tarde de 5 de abril, o Mercado de Rua de Produtos Tradicionais será outro dos atrativos, com destaque para a comercialização dos produtos mais característicos da terra, como o fumeiro, o azeite, vinho, folares, pão, queijos ou o artesanato.

Haverá também uma praça da alimentação e um espaço para uma exposição fotográfica alusiva às edições anteriores, um jantar comunitário e, ao início da noite, um concerto com o grupo de música tradicional do Planalto Mirandês a cargo do grupo “A Trouxa Moucha”.

Os gaiteiros do concelho de Mogadouro também estarão presentes em todos os momentos do Encontro de Rituais Ancestrais

“Os eventos associados aos rituais ancestrais tornaram-se num fator de identidade territorial e de orgulho para o nosso concelho, ao mesmo tempo que assumem um papel cada vez mais destacável no âmbito da promoção do património cultural e da mobilização da economia, do comércio e do turismo”, indica a organização que resulta de uma parceria entre a Maschocalheiro – Associação de Bemposta, a Junta de Freguesia local, município de Mogadouro e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro.

+ notícias: Norte

Unidade de Saúde no concelho de Cinfães encerra a partir de hoje

A Unidade de Saúde (US) de Moimenta, em Cinfães, vai encerrar a partir de hoje, segundo um aviso colocado na passada quarta-feira na porta do estabelecimento e que surpreendeu o presidente daquele município, que pediu esclarecimentos à administração hospitalar.

Obra da Linha da Beira Alta está concluída mas certificação demora alguns meses

O ministro das Infraestrutura assegurou esta segunda-feira que a obra de construção civil da Linha da Beira Alta está concluída, mas lembrou que o período de certificação deverá demorar “alguns meses” e condicionar a sua reabertura.

Após protestos e queixas, estudo para passagens inferiores nas estações da Aguda e Granja deve avançar até junho

O novo concurso para o estudo de passagens de nível inferiores nas estações ferroviárias da Aguda e Granja, em Vila Nova de Gaia, será lançado “ainda este semestre”, disse esta segunda-feira fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) à Lusa.