Hotéis do Porto com taxa de ocupação acima de 90% na Páscoa avança associação do setor

Hotéis do Porto com taxa de ocupação acima de 90% na Páscoa avança associação do setor
Foto: Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

A menos de um mês da Páscoa, a taxa de ocupação hoteleira estimada para o Porto é de que seja acima dos 90%, avançou a Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração e Turismo (APHORT).

“As expectativas são bastantes boas. Estamos a falar de uma taxa de ocupação nos hotéis e nos alojamentos locais sempre acima dos 90%”, disse Henrique Carvalho da Silva, da APHORT, em entrevista telefónica à agência Lusa, a propósito das previsões para o período pascoal deste ano, que se assinala a 20 de abril.

Segundo Henrique Carvalho da Silva, a Páscoa é "historicamente" um período bastante forte, sobretudo para o mercado espanhol e obviamente também o nacional.

"É um período de bastante procura”, pois além da sexta-feira Santa da Páscoa em Portugal ser feriado, em Espanha também é feriado na "própria quinta-feira de Páscoa e, por norma, os espanhóis viajam bastante nessa semana".

A juntar à tradição histórica de haver muita procura turística, Henrique Carvalho da Silva destaca o facto de haver vários fins de semana prolongados devido aos feriados nacionais e europeus.

Há o feriado do 25 de abril – Dia da Revolução dos Cravos - a uma sexta-feira logo a seguir à Páscoa, depois há o feriado de 1 de maio – Dia Internacional do Trabalhador – numa quinta-feira, e por fim há o feriado de 8 de maio – Dia da Vitória da Europa que assinala a derrota da Alemanha nazi na II Guerra Mundial em 1945, e que este ano calha também a uma quinta-feira.

A Páscoa tardia com a previsão de tempo mais primaveril e os três feriados a convidar para fins de semana prolongados são os pressupostos para trazer “um bocadinho mais de procura do que noutros anos”, considerou Henrique Carvalho da Silva.

O facto de a Páscoa de 2025 ser tardia “significará, em princípio, melhores condições atmosféricas e obviamente mais procura, do que por exemplo, no ano passado que foi no final de março [dia 31]”, acrescenta aquele responsável da APHORT.

Henrique Carvalho da Silva lembra, contudo, que hoje em dia as pessoas reservam “mais em cima da hora” e, por isso, também é mais difícil dar números precisos sobre a taxa de ocupação hoteleira para a Páscoa com esta antecedência.

“Não temos ainda dados precisos. A própria APHORT lançou na última semana um pedido de informações aos seus associados para ter dados mais concretos e ainda não temos respostas concretas, porque só mais em cima da hora é que se consegue ter valores mais concretos”, explicou.

+ notícias: Porto

Ossadas de século XVI encontradas em Massarelos durante obra da nova ponte sobre o Douro

No Grande Porto, as obras do metro já trouxeram à luz do dia mais de 300 mil achados arqueológicos. Em fevereiro, durante as escavações da empreitada da nova ponte sobre o rio Douro, foram desenterradas ossadas de cerca de 30 corpos numa parcela que outrora serviu como necrópole de uma igreja na escarpa de Massarelos. Em Gaia foi descoberto um forno de uma antiga fábrica de cerâmica.

Fernando Araújo é o cabeça de lista do PS no Porto para as legislativas

Fernando Araújo será o candidato principal do Partido Socialista (PS) no círculo do Porto nas eleições legislativas marcadas para 18 de maio. A confirmação foi feita por Nuno Araújo, presidente da federação do PS/Porto, em declarações ao Porto Canal, depois de o Expresso ter noticiado na edição desta semana.

Homenagem a Carlos Paredes e atuação de Capicua marcam celebração do 25 de abril no Porto

Uma homenagem a Carlos Paredes e uma atuação da música portuense Capicua vão marcar as comemorações do 51.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974 na cidade do Porto, anunciou esta sexta-feira a câmara municipal.