Metro do Porto paga 10,9 milhões de euros para prorrogar subconcessão à ViaPorto por três meses

Metro do Porto paga 10,9 milhões de euros para prorrogar subconcessão à ViaPorto por três meses
Foto: Pedro Benjamim|Porto Canal
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Metro do Porto prorrogou o contrato de subconcessão com o operador ViaPorto, por três meses, pelo valor de 10,9 milhões de euros, de acordo com informação publicada no portal de contratação pública Base consultada esta terça-feira pela Lusa.

"Pelo presente aditamento, as partes acordam reciprocamente em prorrogar o prazo de execução do contrato pelo prazo de 03 meses (três meses), devendo o mesmo vigorar até junho de 2025", pode ler-se no aditamento ao Contrato de Subconcessão do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto, como é oficialmente designado.

De acordo com o documento, "o preço estimado do presente aditamento é de 10.936.688,07 euros", preço a que acresce o IVA, levando o preço do total da subconcessão iniciada em 2018 dos anteriormente previstos 204,3 milhões de euros para os 215,3 milhões de euros.

A despesa foi prevista pela Portaria 176/2025/2, publicada em Diário da República (DR) em 05 de março.

A atual subconcessão terminava este mês.

Em outubro do ano passado, a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) do Ministério das Finanças constituiu uma equipa de projeto para preparar uma nova subconcessão do Metro do Porto.

Em causa está a "constituição de uma equipa de projeto para dar início ao estudo e à preparação de uma nova parceria para a subconcessão da operação e manutenção do sistema de metro ligeiro na Área Metropolitana do Porto", refere o sumário do despacho.

O atual contrato de subconcessão, que está atribuída à ViaPorto, do grupo Barraqueiro, teve início em 2018 e a nova subconcessão prosseguirá o modelo de parceria público-privada (PPP).

Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação e 85 estações, espalhadas pelos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Estão em construção a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), e a Linha Rubi (H), entre Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia) e Casa da Música (Porto).

+ notícias: Porto

Hotéis do Porto com taxa de ocupação acima de 90% na Páscoa avança associação do setor

A menos de um mês da Páscoa, a taxa de ocupação hoteleira estimada para o Porto é de que seja acima dos 90%, avançou a Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração e Turismo (APHORT).

Exposição "Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro" chega esta quinta-feira ao Porto

A exposição “Liberdade! Liberdade! A revolução no Teatro”, sobre o papel do teatro na transição do regime ditatorial para a democracia, vai ficar patente no Porto e em Setúbal, a partir desta quinta-feira, Dia Mundial do Teatro.

Investigação do i3S abre portas para novas terapias antienvelhecimento

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descobriram um novo mecanismo que explica o silenciamento do chamado “gene da juventude” à medida que envelhecemos e como esse silenciamento conduz ao envelhecimento celular.