Câmara de Estarreja favorável a refinaria de lítio no concelho

Câmara de Estarreja favorável a refinaria de lítio no concelho
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Estarreja é favorável à construção de uma refinaria de lítio no concelho, um projeto que foi esta terça-feira reconhecido como de interesse estratégico pela Comissão Europeia, disse à Lusa o presidente da autarquia.

O projeto Lift One da Lifthium energy, do grupo José de Mello e Bondalti, é um dos quatro projetos em Portugal – três de lítio e um de cobre – esta terça-feira escolhidos pela Comissão Europeia como estratégicos por serem referentes a matérias-primas críticas, de um total de 47 na União Europeia (UE) com este ‘selo’ de credibilidade.

Aquele grupo empresarial vinha analisando a localização da refinaria de lítio em Estarreja, em contraponto a Torrelavega, em Espanha, mas o presidente da câmara, Diamantino Sabina, aponta vantagens competitivas na escolha.

“Estarreja apresenta diversas vantagens para a instalação da refinaria, nomeadamente a proximidade, o conhecimento e a experiência”, frisando que a Bondalti já está há anos no complexo químico local.

“Além disso, a região oferece boas vias de acesso e de transporte, com duas autoestradas, a proximidade à A25 (ligação direta a Madrid), a 50-60 quilómetros do Aeroporto do Porto de Sá Carneiro, a 25 quilómetros do Porto de Aveiro e a 60 quilómetros do Porto de Leixões, e a passagem da ferrovia”, acrescenta.

Diamantino Sabina não teme impactos ambientais significativos com a nova refinaria.

"Não temos razões para ser desfavoráveis", declarou o autarca, sublinhando que a instalação será feita dentro do perímetro onde a Bondalti já possui outras fábricas.

"É uma fábrica pequena em que o lítio que se recebe já estará numa fase adiantada do processo, mesmo já purificado, e em termos de impacto ambiental não há emissões", reforçou.

O autarca faz questão de salientar que este é um projeto distinto de uma proposta anterior de extração de lítio do minério, que foi rejeitada pela autarquia.

"Esta fábrica é já muito evoluída em termos tecnológicos e não temo que possa vir a trazer esse tipo de pegada ambiental negativa", afirmou.

Segundo Diamantino Sabina, trata-se de atrair “um investimento que ascende a algumas centenas de milhões de euros que vai criar no concelho dezenas de postos de trabalho altamente qualificado”, pelo que a câmara municipal deu parecer favorável ao projeto, reconhecendo-o como de Potencial Interesse Nacional (PIN).

+ notícias: Norte

Associação Académica de Coimbra propõe pagar dívida com barris de cerveja

A Associação Académica de Coimbra (AAC) propôs-se a adiantar o pagamento de dívidas a secções e núcleos de estudantes com barris de cerveja, o que motivou uma nota de repúdio da Secção de Jornalismo que tem a receber 3.500 euros.

"Tenho de fazer uma volta de 12 km para ir ter ao mesmo síito". EN 222 está cortada há mais de um mês em Resende e não há previsão de reabertura

A Estrada Nacional 222 continua cortada ao trânsito em Resende na sequência do abatimento do piso devido ao mau tempo.

 

Autarca de Resende acredita que é desta que avança ligação de Baião à Ponte da Ermida prometida há mais de 20 anos

O Presidente da Câmara de Resende acredita que será com este Governo que será feita a ligação de Baião à Ponte da Ermida, que aproximaria o concelho da A4 e poderia melhorar muito as acessibilidades na região.