Câmara de Estarreja favorável a refinaria de lítio no concelho

Câmara de Estarreja favorável a refinaria de lítio no concelho
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Estarreja é favorável à construção de uma refinaria de lítio no concelho, um projeto que foi esta terça-feira reconhecido como de interesse estratégico pela Comissão Europeia, disse à Lusa o presidente da autarquia.

O projeto Lift One da Lifthium energy, do grupo José de Mello e Bondalti, é um dos quatro projetos em Portugal – três de lítio e um de cobre – esta terça-feira escolhidos pela Comissão Europeia como estratégicos por serem referentes a matérias-primas críticas, de um total de 47 na União Europeia (UE) com este ‘selo’ de credibilidade.

Aquele grupo empresarial vinha analisando a localização da refinaria de lítio em Estarreja, em contraponto a Torrelavega, em Espanha, mas o presidente da câmara, Diamantino Sabina, aponta vantagens competitivas na escolha.

“Estarreja apresenta diversas vantagens para a instalação da refinaria, nomeadamente a proximidade, o conhecimento e a experiência”, frisando que a Bondalti já está há anos no complexo químico local.

“Além disso, a região oferece boas vias de acesso e de transporte, com duas autoestradas, a proximidade à A25 (ligação direta a Madrid), a 50-60 quilómetros do Aeroporto do Porto de Sá Carneiro, a 25 quilómetros do Porto de Aveiro e a 60 quilómetros do Porto de Leixões, e a passagem da ferrovia”, acrescenta.

Diamantino Sabina não teme impactos ambientais significativos com a nova refinaria.

"Não temos razões para ser desfavoráveis", declarou o autarca, sublinhando que a instalação será feita dentro do perímetro onde a Bondalti já possui outras fábricas.

"É uma fábrica pequena em que o lítio que se recebe já estará numa fase adiantada do processo, mesmo já purificado, e em termos de impacto ambiental não há emissões", reforçou.

O autarca faz questão de salientar que este é um projeto distinto de uma proposta anterior de extração de lítio do minério, que foi rejeitada pela autarquia.

"Esta fábrica é já muito evoluída em termos tecnológicos e não temo que possa vir a trazer esse tipo de pegada ambiental negativa", afirmou.

Segundo Diamantino Sabina, trata-se de atrair “um investimento que ascende a algumas centenas de milhões de euros que vai criar no concelho dezenas de postos de trabalho altamente qualificado”, pelo que a câmara municipal deu parecer favorável ao projeto, reconhecendo-o como de Potencial Interesse Nacional (PIN).

+ notícias: Norte

Autarca admite possibilidade futura de voos comerciais no aeródromo de Braga

O presidente da Câmara de Braga admitiu esta sexta-feira que no futuro o Aeródromo de Palmeira poderá vir a acolher voos comerciais, mas sublinhou que a prioridade imediata é utilizar aquela infraestrutura para fins formativos dentro do setor aeronáutico.

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Subida do preço dos ovos faz folares de Vale de Ílhavo ficarem mais caros

Várias padeiras de Vale de Ílhavo decidiram subir o preço dos folares cozidos em forno a lenha, um produto tradicional desta localidade de Ílhavo, no distrito de Aveiro, devido à escalada do preço dos ovos.