Viana do Castelo aprova adjudicação de parque para transportes públicos por 1,1 milhões de euros

Viana do Castelo aprova adjudicação de parque para transportes públicos por 1,1 milhões de euros
Foto: CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Viana do Castelo aprovou a adjudicação da construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, por 1,143.287,58 euros.

A decisão foi tomada por maioria, com a abstenção do PSD, CDS-PP e do vereador independente Eduardo Teixeira.

A obra foi lançada a concurso público, em janeiro, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.

A construção do parque de estacionamento resulta de uma decisão da autarquia, em maio de 2024, de assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade.

O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros celebrado entre o município e a Transcunha - Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015, termina em setembro.

Além da construção do parque de estacionamento para os autocarros o município também aprovou a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.

Avançou também com a adjudicação de 15 autocarros elétricos, no valor de 5,124 milhões de euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O parque de estacionamento, a construir num prazo de 150 dias, terá capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento.

O custo da infraestrutura, a construir na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), é suportado pelo orçamento municipal.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.