Governo convoca convoca Conselho de Ministros para segunda-feira, véspera do debate da moção de confiança

Governo convoca convoca Conselho de Ministros para segunda-feira, véspera do debate da moção de confiança
| País
Porto Canal

O Governo convocou este domingo uma reunião do Conselho de Ministros para segunda-feira, véspera do debate da moção de confiança na Assemleia da República que, a ser aprovada, ditará a queda do executivo.

O Conselho de Ministros tem início agendado para as 10h00 e realiza-se na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento, em Lisboa.

A reunião, presidida por Luís Montenegro, poderá ser a última do Governo em plenitude de funções dado que o parlamento debate na próxima terça-feira uma moção de confiança apresentada pelo executivo minoritário PSD/CDS-PP, que tem chumbo anunciado, com os votos do PS e Chega.

Este domingo, o dirigente do PSD Miguel Pinto Luz responsabilizou o PS por eventuais eleições antecipadas será o PS, nem nem o Governo nem o PSD desejam, um dia depois de o primeiro-ministre ter afirmado que "parece que não há alternativa" a esse cenário.

Luís Montenegro disse que é sua responsabilidade "evitar que Portugal seja um país envolto em lama".

Na resposta, o líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou o primeiro-ministro de “estar na lama” para a qual arrastou PSD, Governo e agora querer levar também o país e avisou que o executivo de direita que “nunca poderá ter a confiança” dos socialistas.

A rejeição de um voto de confiança implica a demissão do Governo. O Presidente da República, face a este cenário, já antecipou que as datas possíveis para realizar legislativas antecipadas o mais breve possível são 11 ou 18 de maio.

A atual crise política teve início em fevereiro com a publicação de uma notícia, pelo Correio da Manhã, sobre a empresa familiar de Luís Montenegro, Spinumviva, detida à altura pelos filhos e pela mulher, com quem é casado em comunhão de adquiridos, - e que passou esta semana apenas para os filhos de ambos - levantando dúvidas sobre o cumprimento do regime de incompatibilidades e impedimentos dos titulares de cargos públicos e políticos.

Depois de mais de duas semanas de notícias – incluindo a do Expresso de que a empresa Solverde pagava uma avença mensal de 4.500 euros à Spinumviva - de duas moções de censura ao Governo, de Chega e PCP, ambas rejeitadas, e do anúncio do PS de que iria apresentar uma comissão de inquérito, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou a 05 de março a apresentação de uma moção de confiança.

+ notícias: País

TAP cancela voos no dia 11 de dezembro devido a greve geral

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.