Construção de tapetes rolantes no Terminal de Campanhã derrapou

Construção de tapetes rolantes no Terminal de Campanhã derrapou
| Porto
Porto Canal/ Agências

A instalação dos tapetes mecânicos que dão acesso ao Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, que chegou a estar prevista para outubro do ano passado, passou para o segundo trimestre deste ano, confirmou fonte da STCP Serviços.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

"A instalação dos tapetes estava prevista para o final de 2024, mas identificámos a necessidade de alguns ajustes na estrutura de suporte, o que exigiu pequenos trabalhos de construção civil. Essas intervenções já estão em curso e, em breve, permitirão a instalação dos tapetes", pode ler-se numa resposta de fonte oficial da STCP Serviços à Lusa.

De acordo com a empresa que gere o TIC, "a expectativa é que, no início do segundo trimestre", seja possível "melhorar a acessibilidade para os utilizadores do TIC".

Em 26 de setembro, fonte da STCP Serviços tinha dito à Lusa que o fim dos trabalhos estava previsto para outubro.

Em setembro de 2023, foi contratada, por 909 mil euros, a instalação de passadeiras mecânicas na passagem inferior entre o TIC e a zona das paragens de autocarro da STCP e Unir, da estação de metro de Campanhã e do terminal ferroviário Minho e Douro.

Serão instaladas três passadeiras em cada um dos dois sentidos de circulação, numa extensão total de 127 metros.

A passagem inferior do TIC, ainda sem passadeiras, foi concluída em agosto de 2023, depois do terminal rodoviário ter sido inaugurado em julho de 2022.

Por abrir ficarão os acessos às restantes plataformas ferroviárias, responsabilidade da Infraestruturas de Portuga (IP), que já disse que apenas intervencionará esses acessos no âmbito do projeto de reformulação da estação de comboios para receber a alta velocidade, previsto para 2030.

+ notícias: Porto

Serviço de metrobus do Porto arranca no dia 28

O serviço de metrobus do Porto vai arrancar no dia 28, com um “período de familiarização e ajuste progressivo” para consolidar horários, frequências e procedimentos, anunciou esta sexta-feira a Metro do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.