Empresa municipal Ágora muda-se para antiga sede da Liga Portuguesa de Futebol no Porto
Porto Canal
O antigo edifício da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), situado na rua da Constituição, é a nova morada da empresa Ágora Cultura e Desporto do Município do Porto. A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo presidente da Câmara na cerimónia de apresentação de um livro dedicado ao novo edifício da Liga Portugal.
“Nós temos uma empresa municipal que trata do desporto, cultura e entretenimento que estava retalhada em vários edifícios, um deles junto ao Campo da Pasteleira, e quando este edifício vem à posse da Câmara, através da permuta que foi feita, entendemos que devíamos aproveitar aquele edifício para ser a sede da Ágora”, afirmou Rui Moreira aos jornalistas, realçando “as ótimas condições” do local.
Nos últimos meses de 2024, a autarquia, através da empresa municipal GO Porto - Gestão e Obras de Porto, adjudicou por ajuste direto, no valor de 15 mil euros, ao atelier João Fonseca & Gisela Pinto, Arquitetura e Design, Lda, o projeto de arquitetura para a nova sede.
A instituição desportiva inaugurou a Arena Liga Portugal, situada em Ramalde, em dezembro. O novo espaço tem 10 andares, incluindo três para escritórios e serviços complementares, dois destinados a estacionamento subterrâneo, e um com a escola da Liga. A mudança de instalações surgiu em sequência ao contrato de permuta feito com a autarquia portuense.
“Não se desperdiçou nada. É muito das contas à moda do Porto e aquela ideia de que se um edifício vem à nossa posse, não vamos desperdiçar, nem alienar, vamos fazer dele a sede do desporto da Câmara que é a Ágora”, disse ainda o autarca.
