Fiscais da STCP passam a multar carros mal estacionados a partir de segunda-feira

Fiscais da STCP passam a multar carros mal estacionados a partir de segunda-feira
João Nogueira | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

Arranca a partir da próxima segunda-feira, a STCP vai passar a contar com brigadas aptas para multar o estacionamento indevido nas faixas BUS e paragens de autocarro no Porto. A estimativa é que mais de 5 mil multas possam ser aplicadas durante o próximo ano.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A fiscalização será feita por agentes da STCP que poderão emitir multas aos condutores que estacionam de forma indevida, violando as regras do Código da Estrada. A operação terá como foco áreas onde o estacionamento incorreto mais afeto à circulação dos transportes públicos, como as faixas BUS e as zonas de paragem dos veículos.

O processo é simples: caso um motorista de autocarro ou elétrico observe um veículo mal estacionado, deverá alertar o Centro de Controlo de Tráfego da STCP, que encaminha a informação para a Polícia Municipal e para os agentes da STCP. “Depois disso, a equipa desloca-se ao local para o registo e eventual contraordenação”, explica a empresa ao Porto Canal.

Além disso, a fiscalização será feita também por meio de rondas diárias dos fiscais da STCP, aliados à operação que até então é feita pela Polícia Municipal.

No terreno estarão em operação quatro viaturas, duas da STCP e duas da Polícia Municipal. No total, a STCP já conta com 15 elementos formados para esta tarefa.

No entanto, estarão apenas oito agentes no terreno. Complementando a fiscalização que já é feita pela Polícia Municipal, a empresa acredita que poderá autuar mais de cinco mil estacionamentos irregulares num ano.

Cenários em que a STCP pode autuar

A medida abrange vários cenários em que os agentes podem multar o mau estacionamento. Por exemplo, carros parados em segunda fila, em cruzamentos, ou em áreas reservadas a transportes públicos, por exemplo, faixas BUS.

Além disso, inclui-se o estacionamento a menos de 25 metros antes e menos de 5 metros depois das paragens de autocarro e elétrico.

Processo atrasou

A medida que passa as competências de fiscalização a elementos da STCP remonta a 2023. Após meses de tramitações e autorizações necessárias, só agora é que o modelo será implementado.

A operação vem complementar a fiscalização já realizada pela Polícia Municipal, e deve ajudar a minimizar os transtornos causados pelo estacionamento indevido nos corredores BUS e nas zonas de paragem, assegurando que os transportes públicos possam circular sem obstáculos.

Esta será a primeira vez em Portugal que uma operadora de transporte público assume a responsabilidade de fiscalizar o estacionamento de veículos em áreas relacionadas com os transportes públicos.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.