Fernando Sá: “Devemos fazer um esforço para estarmos unidos”
Porto Canal
O FC Porto bateu o Sporting por cinco pontos de diferença (83-78) e distanciou-se do rival lisboeta na tabela classificativa da Liga de basquetebol. No rescaldo de um clássico “não muito bem jogado” em que “adesão do público foi excelente e fundamental”, Fernando Sá sublinhou a importância de “manter o controlo emocional” e deixou um apelo à união da nação azul e branca: “A mim, como portista, custa-me ler e ouvir coisas que se vão dizendo relativamente a esta cidade a este clube. Acho que devemos fazer um esforço para estarmos unidos, porque o Porto e o FC Porto precisam muito. As equipas precisam muito do apoio dos adeptos e só todos juntos é que vamos conseguir”.
1.456 nas bancadas
“Quero salientar a vitória e adesão do público que respondeu ao nosso apelo, foi excelente e fundamental hoje. Não foi um jogo muito bem jogado, nem sempre optámos pelas melhores soluções, também houve um período em que quebrámos emocionalmente, mas na parte final voltámos a ser o que somos e conseguimos reverter um atraso de sete para vencermos por cinco pontos. É isso que quero salientar, essa vitória e a forma séria como encaramos o campeonato. Agora vamos mudar o chip para as competições europeias.”
Cabeça fria, coração quente
“O mais importante de tudo foi mantermos o controlo emocional. Nos clássicos dos últimos anos isso não tem acontecido, as equipas sabem como reagimos e aproveitam-se disso. Temos de ter consistência disso e acreditar nas nossas capacidades para não nos deixarmos afetar pelas emoções do jogo, tomando decisões precipitadas. Isto é tudo emocional, estou a dizê-lo publicamente para que este seja o último jogo em que isto acontece. Temos de nos focar no que somos capazes de fazer dentro do campo e não tanto no que os outros fazem.”
A união faz a força
“Os adeptos foram fundamentais, como tínhamos falado na antevisão. A adesão deles ajudou-nos bastante, eles acreditaram sempre e ajudaram nos momentos difíceis. A mim, como portista, custa-me ler e ouvir coisas que se vão dizendo relativamente a esta cidade a este clube. Acho que devemos fazer um esforço para estarmos unidos, porque o Porto e o FC Porto precisam muito. As equipas precisam muito do apoio dos adeptos e só todos juntos é que vamos conseguir.”