FC Porto (Basquetebol): Coração de Dragão. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto bateu o Sporting (83-78) na 13.ª jornada da Liga de basquetebol.
A equipa de basquetebol do FC Porto conseguiu uma suada, mas inteiramente merecida, vitória diante do Sporting. Apesar de terem estado a vencer por dez desde cedo, os portistas tiveram de correr atrás do prejuízo durante a etapa complementar e acabaram por vencer o clássico da ronda 13 do campeonato por 83-78. Com este resultado, passam a somar 23 pontos e ficam apenas um atrás do líder Benfica, reforçando a vantagem sobre o rival de Alvalade (21).
Sem Phil Fayne devido a lesão e Xeyrius Williams por opção, os comandados de Fernando Sá entraram a todo o gás ganharam um avanço de dois dígitos bem cedo (23-13) muito graças ao excelente arranque de Miguel Queiroz - autor de seis pontos, sete ressaltos, duas assistências, um desarme de lançamento e um roubo de bola nos primeiros dez minutos.
A inevitável resposta forasteira não tardou. Liderados por Diogo Ventura e Cat Barber, os únicos a faturar na casa das dezenas, os lisboetas reduziram significativamente esse atraso e o intervalo surgiu com o marcador do Dragão Arena à distância mínima (42-41). No regresso das cabines faltaram pontos, mas nunca emoção.
Ao cabo de meia-hora, e após uma igualdade no terceiro período (21-21), o quarto começou a pender para o lado do Sporting, que conseguiu a maior diferença até então (64-71) e obrigou o conjunto da Invicta a esforços redobrados para inverter o rumo do encontro. Dito e feito: com uma fantástica execução, Wes Washpun levantou as bancadas e deu o mote para uma reta final de sentido único. A buzina soou para assinalar o triunfo azul e branco por cinco (83-78).
Segue-se uma viagem à Turquia para defrontar o Tofas Bursa na penúltima ronda do Grupo K da FIBA Europe Cup (quarta-feira, 17h00, Porto Canal).
Ficha de jogo
FC PORTO-SPORTING, 83-78
Liga Portuguesa de Basquetebol, 13.ª jornada
25 de janeiro de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Paulo Marques, Hugo Silva e Daniel Oliveira
FC PORTO: Toney Douglas (11), Wes Washpun (15), Tanner Omlid (7), Devyn Marble (19) e Miguel Queiroz (10)
Suplentes: Miguel Maria, Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (7), Max Landis (14) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá
SPORTING: Jeremiah Bailey, Diogo Ventura (25), Cat Barber (23), Isaiah Armwood e Nicholas Ward (8)
Suplentes: Ludgy Debaut (4), Uwais Razaque, Salvador Gomes, André Cruz (11), Arnette Hallman (4) e Sérgio Silva
Treinador: Luís Magalhães
Ao intervalo: 42-41
Parciais: 25-19, 17-22, 21-21 e 20-16