FC Porto: Campeonato vira no Minho
Porto Canal
Após 17 jornadas que resultaram em 40 pontos e deixaram o FC Porto no segundo lugar da Liga, apenas atrás do Sporting, a nova ronda de duelos com as equipas do principal escalão nacional começa mais logo em Barcelos, diante do Gil Vicente (20h30, Sport TV1).
Ver esta publicação no Instagram
O 12.º classificado (19 pontos) já não perde há seis jogos e conta apenas uma derrota enquanto anfitrião - contra o Boavista na 10.ª ronda. Os homens de Bruno Pinheiro, que iniciaram o campeonato no Estádio do Dragão com uma derrota por 3-0 graças aos golos de Galeno, Iván Jaime e Danny Namaso, arrecadaram nulos em casa frente a Sporting e SC Braga.
Nas últimas cinco temporadas, o Estádio Cidade de Barcelos foi sinónimo de dificuldades para os azuis e brancos, que aí empataram em 2023/24 (1-1) e perderam em 2019/20 (2-1). Pelo meio, registaram-se três triunfos, sempre com dois golos marcados – 0-2 em 2020/21 e 2022/23, 1-2 em 2021/22.
Preparado para enfrentar um oponente que “vem de uma vitória moralizadora para a Taça de Portugal, nos oito jogos em casa tem apenas uma derrota, não perde há seis jogos” e quer “criar dificuldades”, Vítor Bruno garantiu que os portistas vão “entrar com energia e com intencionalidade, sobretudo com bola”.
Diante dos jornalistas no Olival, o treinador admitiu que “o jogo da Choupana criou mossa”, mas revelou que sentiu os “jogadores dispostos a dar a volta” ao desfecho negativo e prontos a utilizar “essa revolta” em benefício próprio antes de abordar a ida do presidente ao Centro de Treinos: “Gostamos muito dele, é alguém muito experimentado em diferentes funções, uma voz que respeitamos muito. O que passou aos jogadores fica entre eles, não estive presente”.
“O clube tem uma exigência muito grande e quer sempre ganhar, queríamos estar em primeiro, mas dependemos apenas de nós para lá chegar”, lembrou também o técnico agradecido aos “adeptos que nunca deixaram de apoiar a equipa durante o jogo” e que “querem muito ganhar”. Informou-os, por fim, que na convocatória “vão estar jogadores que irão deixar a pele em campo e que têm vontade de servir o FC Porto”, entre eles Alan Varela, que “reintegrou os treinos a espaços”, e Francisco Moura, que “poderá ir a jogo numa fase inicial”. Em sentido contrário, “Marcano não vai estar porque teve um pequeno revés durante a semana que não vai implicar muito tempo”.
Os bilhetes disponibilizados para o setor visitante estão esgotados e espera-se, por isso, uma enchente de portistas em Barcelos. O apito inicial será dado por Fábio Veríssimo (AF Leiria), que terá o auxílio de Pedro Martins e Hugo Marques em campo e de Gustavo Correia (VAR) e João Bessa Silva (AVAR) na Cidade do Futebol.