FC Porto B: Bês derrotados em Alverca. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto B até marcou em Alverca, mas o remate de Anha Candé foi anulado por fora de jogo e os bês saíram derrotados da 18.ª jornada da segunda liga (2-0). Com este resultado, os Dragões mantêm-se no penúltimo posto da tabela com 13 pontos.
João Brandão promoveu o regresso de Domingos Andrade e a estreia de Kaio Henrique no onze inicial e, num arranque intenso de encontro com pressão de parte a parte, João Teixeira teve na cabeça a primeira oportunidade de golo. Numa das recorrentes ruturas da linha defensiva adversária, o médio foi descoberto por Dinis Rodrigues na área e testou Bravim (10m).
Já depois de Gonçalo Ribeiro ter brilhado em resposta a um remate forte de Pedro Bicalho (17m), Dinis Rodrigues protagonizou o lance de maior perigo dos primeiros 45 minutos. Num livre lateral, o ala direito rematou forte ao primeiro poste e obrigou o guarda-redes adversário a desviar para canto de forma a manter o nulo no marcador.
No regresso dos balneários, voltou a ser o 76 o elemento mais próximo de marcar. Novamente de livre direto, mas desta feita em zona frontal, bateu forte e colocado e só mais um reflexo assinalável - como viria a ser o de Gonçalo Ribeiro a um remate de Brenner Lucas aos 64 minutos - manteve o placar a zeros.
Tudo poderia ter mudado aos 52, quando Anha Candé aproveitou uma arrancada pela direita de Abraham Marcus, entrou na área e colocou a bola entre as pernas de Bravim, não estivesse o jovem avançado em posição irregular. Já com o estreante Trafim Melnichenka no seu lugar e com Rodrigo Fernandes no de João Teixeira (66m), o Alverca chegou ao 1-0 por intermédio de Ageu (70m).
Tiago Andrade, Gonçalo Sousa e André Lopes reforçaram as intenções portistas de repor o empate no placar e o último esteve muito próximo de o conseguir. Aos 86 minutos, de livre direto, obrigou Bravim a um voo para afastar uma bola que estava destinada a entrar junto ao poste para canto. O guardião voltou a ser herói para os da casa aos 89 com uma defesa tremenda a um remate de Ángel Alárcon que levava a direção das redes adversárias. Em tempo de compensação, Wilson Eduardo fez o 2-0 final.
Segue-se uma receção ao Tondela (domingo, 15h30, Porto Canal), no miniestádio do Olival, referente à 19.ª jornada.
Ficha de jogo
ALVERCA-FC PORTO B, 2-0
Liga Portugal 2, 18.ª jornada
18 de janeiro de 2025
Estádio do FC Alverca, em Lisboa
Árbitro: António Nobre
Assistentes: Pedro Ribeiro e Nélson Pereira
Quarto árbitro: Fábio Monteiro
VAR: João Bento
AVAR: José Mira
ALVERCA: Bravim; David, Paulo Eduardo, Fernando Varela, Nkanyiso Shinga, Pedro Bicalho (cap.), Ageu, Diogo Martins, Brenner Lucas, Andrezinho e Anthony Carter
Substituições: Pires por David (45m), Ricardo Dias por Ageu (71m), Wilson Eduardo por Diogo Martins (84m) e Reinaldo por Brenner Lucas (87m)
Não utilizados: Cristian; Iago Mendonça, Caio Rosa, Bukia e Thauan Lara
Treinador: Vasco Botelho da Costa
FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro; Dinis Rodrigues, António Ribeiro (cap.), Felipe Silva, Kaio Henrique, Domingos Andrade, André Oliveira, João Teixeira, Ángel Alarcón, Abraham Marcus e Anha Candé
Substituições: Trafim Melnichenka por Anha Candé (66m), Rodrigo Fernandes por João Teixeira (66m), Tiago Andrade por Dinis Rodrigues (76m), Gonçalo Sousa por André Oliveira (76m) e André Lopes por Kaio Henrique (83m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; Castro, Luís Gomes e Filipe Sousa
Treinador: João Brandão
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Ageu (70m)
Disciplina: cartão amarelo a Fernando Varela (14m), Diogo Martins (18m), André Oliveira (46m), Carter (55m), António Ribeiro (90m+3) e Tiago Andrade (90m+5)