Câmara de Gondomar aprova apoio de 1,36 milhões de euros aos bombeiros do concelho

Câmara de Gondomar aprova apoio de 1,36 milhões de euros aos bombeiros do concelho
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira por unanimidade apoios de 1,36 milhões de euros, entre as componentes variáveis e fixas às cinco corporações de bombeiros do concelho para o corrente ano.

Na proposta a que a Lusa teve acesso, a autarquia prevê, na componente fixa, distribuir 465 mil euros pelas corporações de Areosa-Rio Tinto, Gondomar, Melres, São Pedro da Cova e Valbom.

As quatro primeiras receberão 90 mil euros cada enquanto a última, porque assegura o serviço de socorro na freguesia da Lomba, situada na margem sul do rio Douro e a mais afastada do centro do concelho, receberá 105 mil euros.

A componente variável prevê uma distribuição de 200 mil euros pelas mesmas corporações que, em matéria de combustível, entre 01 de fevereiro e 31 de dezembro, receberão, cada uma, 20 mil litros da câmara municipal, num valor estimado de 172 mil euros.

Por fim, no âmbito das Equipas de Intervenção Permanente, a câmara vai investir 540 mil euros em equipamento de proteção individual, o que perfaz 1,36 milhões de euros e corresponde a um aumento de 35,5%, cerca de 300 mil euros.

Na reunião desta sexta-feira foi ainda aprovado, com a abstenção dos vereadores do PSD e da CDU, avançar com um pedido de empréstimo de curto prazo de cinco milhões euros, contratado até 31 de dezembro de 2025, para gestão de tesouraria, assinala a proposta que vai seguir para a Assembleia Municipal.

+ notícias: Norte

Marco Martins suspende mandato por um mês na Câmara de Gondomar para assumir Transportes Metropolitanos do Porto

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, anunciou esta sexta-feira que a suspensão das funções a partir de 31 de janeiro, para assumir a presidência a tempo inteiro da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), será válida por um mês.

Autarca de Braga admite "passos" para a criação da área metropolitana do Minho

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu esta sexta-feira que estão a ser dados passos para a criação da área metropolitana do Minho e sublinhou que a região tem perdido financiamentos por não ter aquele estatuto.

Requalificação de Unidade de Saúde de Gondomar custa 3 milhões de euros e começa segunda-feira

As obras de requalificação e ampliação das instalações da Unidade de Saúde de Gondomar (São Cosme), arrancam na próxima semana, num investimento de três milhões de euros e uma duração prevista de 12 meses, revelou esta sexta-feira a câmara municipal.